Com resolução aprovada, edital TSE Unificado deve sair até dia 15 de maio!

Iago Almeida

icone calendario 08 maio 2024

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovou a resolução que reestrutura cargos da Justiça Eleitoral. Com isso, o edital TSE Unificado está cada vez mais perto de sair.

Segundo a previsão, o edital deve ser publicado até o dia 15 de maio. Quer saber mais sobre esta decisão e a previsão? Venha comigo nesta matéria!

Quando sai o edital do concurso TSE Unificado?

É o que os concurseiros aguardam ansiosos. E o edital do concurso do Tribunal Superior Eleitoral está previsto para sair ainda no primeiro semestre de 2024.

O que estava impedindo a divulgação do documento era a aprovação de uma resolução pelo Plenário. E, ela foi aprovada nesta terça-feira, 7 de maio.

Esta resolução, então, reestrutura cargos da Justiça Eleitoral. Ela traz mudanças na nomenclatura dos cargos efetivos, além de ajustar o nível de escolaridade do Técnico Judiciário, que passou do nível médio para o superior.

“As mudanças garantem a padronização na estrutura dos cargos da Justiça Eleitoral em face da realização de concurso unificado”, disse o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Portanto, entre as alterações, a resolução cria a especialidade de Medicina do Trabalho para o cargo de Analista Judiciário.

Além disso, ela muda a denominação dos cargos de Analista Judiciário de Engenharia para Engenharia Civil e de Análise de Sistemas para Tecnologia da Informação.

Ademais, o cargo de Técnico Judiciário de segurança passa a ser denominado agente da Polícia Judicial.

  • analista judiciário, na área de apoio especializado, envolvendo as especialidades de relações públicas e taquigrafia;
  • técnico judiciário, na área administrativa, envolvendo as especialidades de artes gráficas, carpintaria e marcenaria, contabilidade, eletricidade e telecomunicações, mecânica, telefonia, transporte e digitação; e
  • técnico judiciário, na área de apoio especializado, envolvendo as especialidades de edificações, eletrônica, enfermagem, operação de computadores, saúde bucal e taquigrafia.

O edital do concurso já estava sendo elaborado com base nessa proposta de resolução. Sendo assim, o edital deve ser publicado até o dia 15 de maio.

Ministra Cármen Lúcia assume presidência do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu a ministra Cármen Lúcia como sua próxima presidente, nesta terça-feira, dia 7 de maio, substituindo Alexandre de Moraes.

Atualmente, Cármen Lúcia é vice-presidente e ficará no comando do TSE até agosto de 2026. Por tradição, o tribunal é presidido pelo ministro mais antigo na casa.

Dentre as medidas da ministra como presidente, a expectativa é que ela mantenha o foco no combate às fake news e na regulamentação nas plataformas sociais.

Publicação do edital TSE Unificado vai atrasar ainda mais? Entenda   !

TRE TO deseja participar do edital TSE Unificado e pede reconsideração!

Quais são as vagas que serão ofertadas no TSE Unificado?

O Tribunal Superior Eleitoral tinha solicitado que os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) encaminhassem o número de vagas atualizado a ser ofertado no edital.

Esse encaminhamento teria que estar feito até dia 15 de abril e apenas 9 responderam no prazo. Mas, ainda não se sabe se os outros encaminharam com atraso.

Além disso, cada tribunal fez uma solicitação de vagas a estar disponibilizada no concurso unificado. Mas, o número final depende de uma decisão do TSE.

Até o momento, a previsão é que sejam ofertadas 312 vagas imediatas e mais oportunidades para formação de um cadastro reserva, para os cargos de Técnico e Analista, ambos de nível superior.

Destacamos que o quantitativo citado se torna inferior ao total inicialmente anunciado, de 520 oportunidades. Além disso, 485 provimentos podem estar realizados este ano, sendo 147 para Analista e 311 para Técnico.

Confira a distribuição por especialidade!

O que estudar para o concurso TSE Unificado?

Além disso, os inscritos passarão por Prova Objetiva; Prova Discursiva; Exame De Aptidão Física (somente Agente de Polícia Judicial); Avaliação De Títulos; Avaliação Biopsicossocial e Procedimento De Heteroidentificação.

Ademais, as provas objetivas e discursivas para Técnico Judiciário e Analista Judiciário ocorrerão em turnos distintos, simultaneamente, nas capitais, sedes dos tribunais.

Assim, a prova objetiva estará composta de questões de julgamento do tipo “certo” ou “errado”, onde cada erro cometido anula um acerto.

Ou seja, caso o candidato acerte 75 questões e erre 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0.

Assim, essa etapa estará avaliada em escala de 0 a 10 pontos, estando considerado aprovado o candidato que atender os critérios que estarão mencionados no edital de abertura.

Confira o projeto básico , na íntegra!

Cebraspe é a banca

Consta no Portal Nacional de Contratações Públicas o contrato que informa a contratação do Cebraspe como organizadora do concurso. A decisão é do dia 02 de janeiro de 2024.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Seja o próximo aluno aprovado!

Portanto, se você se interessa em uma vaga nesse concurso, não perca tempo! Confira nossos materiais  e faça parte dos mais de 70 mil aprovados Nova!

Então, estamos antenados em torno das atualizações do edital e todas as novas informações estão divulgados no nosso blog, então, continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade! 😉

Tira suas dúvidas sobre o TSE Unificado 2024!

Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil ➡️ Concursos Abertos: Mais de 55 mil vagas!

Saiba mais sobre o Concurso TSE Unificado: Vagas confirmadas. Edital em breve!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais