Pesquisar no blog

Concurso ABIN: Agência solicita a convocação de 75 excedentes. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 10 maio 2023

Com muitos cargos vagos, um novo edital para o concurso ABIN  vem sendo cobrado. Agora, a agência solicitou a convocação de mais 75 excedentes da última seleção.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Abin: quando acontecem as convocações?

Ainda não há data, uma vez que é apenas um pedido. Mas, é possível que mais aprovados no concurso Abin sejam convocados em breve!

Os deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Renan Calheiros comentaram recentemente sobre a defasagem de pessoal na Abin e a necessidade de chamar aprovados.

Sendo assim, segundo dados, atualmente há 74% de postos vagos no quadro de pessoal da agência, o que aumenta a pressão pelo edital.

“Administrativamente eu penso que se nós temos um concurso válido e pessoas em condições de serem chamadas, é recomendável otimizar essa questão”, disse o Luiz Fernando Corrêa.

Luiz foi escolhido pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), na última semana, como novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência.

Com isso, as convocações podem acontecer, através do concurso que ainda está em validade, que foi publicado em 2018.

Vale destacar que o prazo de validade foi prorrogado recentemente, ficando agora ativo até o mês de agosto de 2024.

Cabe ressaltar ainda que esta já é a terceira vez que o certame foi prorrogado; o último prolongamento venceu em 24 de agosto de 2022.

Concurso ABIN: como foi a última seleção?

O último edital do concurso  da Agência Brasileira de Inteligência teve organização do CESPE/UnB (atual Cebraspe).

Assim, a seleção ofertou 300 vagas para os seguintes cargos de níveis médio e superior:

  • Nível Médio
    • Agente de Inteligência
  • Nível Superior
    • Oficial de Inteligência
    • Oficial Técnico de Inteligência

Por fim, os aprovados podiam contar com salários entre R$ 6.302,23 e R$ 16.620,46.

Requisitos

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Estar
    • em gozo dos direitos políticos;
    • quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
    • quite com as obrigações eleitorais;
  • Possuir carteira de identidade civil;
  • Apresentar declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública e sobre o recebimento de provento decorrente de aposentadoria e pensão;
  • Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado, a do cônjuge;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse; e
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Sobre a ABIN

Agência Brasileira de Inteligência  é um órgão da Presidência da República, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas, oportunas e confiáveis, necessárias ao processo de decisão.

Na condição de órgão central de um sistema que reúne 42 integrantes – o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) –, a ABIN tem por missão assegurar que o Executivo Federal tenha acesso a conhecimentos relativos à segurança do Estado e da sociedade, como os que envolvem defesa externa, relações exteriores, segurança interna, desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento científico-tecnológico.

A ABIN constitui-se em órgão de Estado permanente, apartidário e apolítico, com atuação nacional e representações no exterior.

Ademais, a Agência, criada pela lei 9.883, de 7 de dezembro de 1999. Condizente com suas atribuições legais e sua missão institucional, não é responsável pela condução de investigações criminais.

Saiba mais sobre o Concurso ABIN: Solicitada a nomeação de 409 aprovados!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais