Concurso AFT: 23 vagas solicitadas para a Superintendência de Roraima!

icone calendario 02 jun 2023

O concurso AFT  (Auditor-Fiscal do Trabalho) é um dos mais esperados pelos concurseiros e superintendências regionais do trabalho! Por isso, foram solicitadas mais 23 vagas de Auditor Fiscal do Trabalho para provimento!

Na justificativa do pedido, o superintendente regional, Magno Pillon Della-Flora, reforçou que o último concurso foi realizado em 2013, ou seja, há 10 anos, e desde essa época, o órgão tem sofrido com baixas em seu quadro funcional.

De acordo com o documento, a região precisa de 30 servidores para execução dos trabalhos, no entanto, conta com apenas 7 auditores para todo estado e um em abono. Veja:

Para acessar o pedido na íntegra, clique aqui!

Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Ministro quer concurso ainda em 2023!

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho tem intenção de realizar um novo concurso AFT para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho ainda em 2023. 

De acordo com ele, o edital deve ser publicado nos segundo semestre de 2023 e os aprovados devem ser convocados em 2024.

“Eu tenho sugerido à ministra de Gestão que a gente pensasse em fazer o concurso ainda este ano, mesmo que não seja pra chamar neste ano, mas deixar preparado para o ano que vem. Evidentemente que isso tem que estar em sintonia com a retomada do crescimento da economia (…)”, explicou Luiz Marinho.

O que faz um Auditor Fiscal do Trabalho?

Entre as atividades a serem exercidas na carreira, estão as seguintes:

  • Assegurar, em todo o território nacional: o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego;
  • Verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando-se à redução dos índices de informalidade;
  • Verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), objetivando maximizar os índices de arrecadação;
  • Cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores;
  • Respeito aos acordos, tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário;
  • Lavratura de auto de apreensão e guarda de documentos, materiais, livros e assemelhados, para verificação da existência de fraude e irregularidades, bem como ao exame da contabilidade das empresas, não se lhes aplicando o disposto nos artigos 17 e 18 do Código Comercial.

Como foi o último concurso AFT?

Enquanto mais detalhes do novo concurso não são divulgados, confira todos os detalhes do último certame e saiba por onde começar a se preparar!

A última seleção foi realizada em 2013 e ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor com salários iniciais no valor de R$ 14.280,00.

Os aprovados foram lotados nas unidades de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, DF, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Acre, Amazonas e Amapá.

Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.

Sendo assim, a prova objetiva foi composta de 220 questões acerca das disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Direitos Humanos
  • Administração Geral e Pública
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos

Por outro lado, a prova discursiva consistiu em 3 questões discursivas acerca das disciplinas de Direitos Humanos e (ou) Economia do Trabalho e (ou) Direito Constitucional e (ou) Direito Administrativo e uma dissertação acerca de algum dos temas relacionados.

Além disso, a etapa exigiu um parecer técnico sobre os conteúdos de Gestão de Projetos e (ou) Direito do Trabalho e (ou) Segurança e Saúde no Trabalho e 3 situações problema.

Saiba mais sobre o Concurso Auditor Fiscal do Trabalho: Edital publicado. Iniciais de R$ 22 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais