Pesquisar no blog

Concurso ANA: Pedido com 62 vagas é enviado ao ME!

icone calendario 17 fev 2021

Agência Nacional de Águas (ANA) solicita autorização para um novo concurso público a fim de suprir a vacância de 62 cargos vagos.

Vale ressaltar que em 2020, a diretora da ANA, Christianne Dias, afirmou que previa um reforço de cerca de 26 cargos comissionados e mais 100 efetivos.

Novo concurso ANA: Situação atual

A Agência Nacional de Águas confirmou que solicitou a abertura de um novo Concurso ANA ao Ministério da Economia para provimento de 62 vagas, das quais 35 para o cargo de especialistas em regulação de recursos hídricos e saneamento básico e 27 para analistas administrativos.

É importante ressaltar que a realização da seleção depende de autorização do Ministério da Economia. Após análise da solicitação, o mesmo poderá sinalizar se a Agência Nacional de Águas (ANA) será autorizada a iniciar os trâmites frente ao concurso ou não.

O setor de saneamento é um dos maiores deficitários em infraestrutura. Embora não possua muitos cargos vagos, até porque, não existem muitos servidores visando aposentadoria no órgão, a Agência precisa compor o seu quadro de pessoal, a fim de reforçar a atual mão de obra.

Segundo informações do setor de Recursos Humanos da agência, a ANA possui 104 cargos vagos, sendo 55 de especialistas em regulação de recursos hídricos e saneamento básico, 38 de analista administrativo e 11 de técnico administrativo.

Último concurso ANA

último concurso ANA para o cargo de Técnico Administrativo teve edital publicado em 2012. Na ocasião, foram ofertadas 45 vagas para atuação em Brasília/DF. As provas, foram aplicadas apenas na capital federal, e contaram com 50 questões objetivas e uma discursiva.

Na prova objetiva, as disciplinas englobadas foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ética;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Aplicada à ANA;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo.

Para os demais cargos, a última seleção já tem mais de dez anos. No ano de 2008, foram ofertadas 100 vagas para Especialista em Recursos Hídricos, 12 vagas para Especialista em Geoprocessamento e 40 vagas para Analista Administrativo. Todos os candidatos realizaram provas objetivas.

Na época, as disciplinas foram: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Ética na Administração Pública, Recursos Hídricos/Legislação Aplicada, Direito (Constitucional e Administrativo) e Conhecimentos Específicos.

Além das avaliações objetivas, os candidatos responderam a uma questão discursiva específica. Para os cargos de Especialista, a seleção contou ainda com uma prova de títulos. As vagas também foram para Brasília/DF, mas, nesse caso, os exames ocorreram em todo o país.


Saiba mais sobre o Concurso ANA: Edital publicado. Salário inicial de R$ 16,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais