Pesquisar no blog

Concurso Aneel: pedido de edital será solicitado ao ME. 184 cargos vagos!

icone calendario 04 Maio 2022

Atenção concurseiros! Um novo concurso Aneel  (Agência Nacional de Energia Elétrica) será solicitado ao Ministério da Economia. Enquanto isso, os cargos vagos aumentam e já são 184!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Aneel: edital será solicitado

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que solicitará ao Ministério da Economia um novo edital para concurso público .

Assim, segundo a agência, o pedido será enviado neste mês de maio, prazo final para que sejam feitas solicitações de editais à pasta!

Vale destacar, entretanto, que o pedido já foi enviado ao módulo de seleção de pessoas do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).

Sendo assim, os trâmites para pedir ao Ministério da Economia a autorização do novo concurso já foram iniciados.

“Estamos na fase de levantamento de dados internos para concluir o preenchimento dessa solicitação”, disse a agência.

Quantas vagas serão solicitadas?

Ainda não se sabe quantas vagas e quais os cargos que serão solicitados, uma vez que o pedido ainda está sendo concluído.

Entretanto, é possível que seja o mesmo número de cargos vagos encontrados na agência atualmente.

Sendo assim, são 184 vacâncias no órgão, o que abrangem três especialidades. Portanto, confira:

  • Especialistas em Regulação (54) – nível superior;
  • Analista Administrativos (45) – nível superior; e
  • Técnicos Administrativos (85) – nível médio.

E os salários?

Em relação aos salários iniciais, eles variam entre R$ 6.605,52 e R$ 12.890,49.

Recomposição sendo planejada

Além disso, diferentemente das demais agências reguladoras, a Aneel tem apenas três carreiras, faltando a de Técnico em Regulação. 

Portanto, a regulação do setor elétrico e as atividades de gestão a ela relacionadas são estratégicas para o Estado, fazendo com que a recomposição venha sendo pleiteada ano após anos.

“O número crescente de agentes setoriais e demandas endereçadas à agência, a complexidade advinda das novas tecnologias e o empoderamento do consumidor, com demandas cada vez mais sofisticadas, são alguns dos temas que fazem premente a necessidade de recomposição do quadro de servidores da Aneel”, afirma a Agência.

Diretor afirma que concurso Aneel “beneficiará a sociedade”

Em 2021, o ex-diretor-geral André Pepitone da Nóbrega, afirmou que o déficit de pessoal e a importância do trabalho da agência eram caminhos para que um novo concurso fosse publicado.

Assim, a fala foi dada em documento enviado ao Ministro da Economia, Paulo Guedes. Com isso, um concurso beneficiaria a sociedade, segundo ele!

A entrada dos novos servidores beneficiará a sociedade, permitindo que a Agência cumpra sua missão de zelar pelo equilíbrio dinâmico dos vários agentes envolvidos no Setor Elétrico, dentro do modelo que privilegia a qualidade dos serviços, a atratividade de investimentos, a modicidade tarifária, a justiça social e a sustentabilidade ambiental”, disse Nóbrega.

Ainda, o ex-diretor afirmou que o quadro de servidores da agência estava defasado, em relação a outras agências reguladoras.

“Nessa esteira, insta indagar como seria possível aspirar que a agência que regula e fiscaliza o serviço público mais universalizado entre a população brasileira, com tamanha abrangência e capilaridade, possa sustentar sua reconhecida alta performance se até mesmo a quantidade de vagas previstas para suas coirmãs denuncia o contrário”, disse em documento.

Além disso, o documento mostrou que desde 2014, a Aneel registrou queda no quadro de pessoal. Assim, foram pelo menos 61 novos cargos vagos em seis anos.

“Tais oportunidades, como se sabe, proporcionam benefícios tangíveis e intangíveis para a Aneel, a Administração Pública e, mais especialmente,  para a evolução profissional e pessoal dos dedicados servidores. No entanto, o déficit de pessoal que vem acometendo a Agência não admite que exerça sua grande vocação, a exportação de talentos”, finalizou Nóbrega.

Último concurso Aneel

O último concurso Aneel aconteceu em 2010, ou seja, há 12 anos, o que evidencia a importância de um novo edital o mais rápido possível.

Na época, o Cebraspe foi o escolhido para organizar a seleção. Foram abertas 186 vagas, com a maior oferta para Especialista em Regulação, de nível superior.

Ademais, o prazo de validade terminou em 2014, desta forma, a agência não tem mais a possibilidade de convocar aprovados.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Aneel: Pedido de novo certame é enviado!
Acompanhe nossas

redes sociais