Pesquisar no blog

Concurso Anvisa: solicitação de edital será enviada ao ME. 107 vagas!

icone calendario 29 abr 2022

Atenção concurseiros! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou que enviará um novo pedido ao Ministério da Economia, para o concurso Anvisa . A solicitação será para oferta de 107 vagas!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Anvisa: detalhes do novo pedido!

Um novo concurso para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária será solicitado ao Ministério da Economia.

O anúncio foi feito pela agência nesta semana, que afirmou ainda que o pedido será feito no prazo definido em lei, ou seja, até maio deste ano.

“A Anvisa está em fase final de elaboração do processo que requererá novo concurso e encaminhará o pedido no prazo estipulado pelo Decreto n. 9.739, de 28 de março de 2019”, explicou a Agência.

Isso porque todos os anos, os pedidos para concursos devem ser enviados até o mês de maio, e sem contar que este ano é ano eleitoral, ou seja, não poderá haver concursos próximo ao período.

Sendo assim, ao todo, serão solicitadas 107 vagas, que serão distribuídas por cargos dos níveis médio e superior. Portanto, confira:

  • Nível médio
    • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (05 vagas)
    • Técnico Administrativo (44)
  • Nível superior
    • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (43)
    • Analista Administrativo (15). 

Portanto, vale destacar que o número anunciado acima e que será solicitado, é referente ao número de cargos vagos atualmente na agência.

Anteriormente, em 2020 foi enviado um pedido para 75 vagas, que nunca recebeu aval. Ou seja, este ano são 32 vagas a mais solicitadas!

“Há necessidade de concurso já que as atuais vagas desocupadas somente podem ser providas por meio de seleção pública”, explica a Anvisa.

Concurso Anvisa: aposentadorias e perdas de servidores

O presidente da agência, Antonio Barra Torres, afirmou recentemente que a proximidade de aposentadorias e as perdas de servidores podem provocar um colapso na instituição.

Na falta de concursos  há alguns anos, o presidente afirmou que seriam necessárias, ao menos, 94 novas contratações para suprir o déficit no quadro de pessoal.

A assessoria da Anvisa, porém, não comentou o número solicitado. De acordo com o Portal da Transparência, a Anvisa tem 1.587 cargos ocupados atualmente.

Depois que se iniciou a pandemia de Covid-19, a Anvisa ganhou um destaque no cenário nacional, principalmente porque ela daria o aval das vacinas, porém sofre com a falta de funcionários desde antes do surto do vírus.

Responsável pela análise e aprovação das vacinas contra a Covid-19, a agência reguladora trabalhou com cada vez menos servidores no seu quadro de pessoal. 

Entre 2017 e 2020, a força de trabalho reduziu em quase 12%. Ou seja, 217 servidores a menos, que se aposentaram e não tiveram seus cargos repostos.

Assim, no início de 2021, a Agência contava com 1.580 funcionários e um déficit de 94 profissionais na área técnica. Hoje, já são 107 cargos vagos.

Sendo assim, levando em consideração a quantidade de vagas previstas em lei, a instituição tem 93 cargos em vacância.

falta de funcionários já é uma realidade conhecida há quase dois anos e agora só podemos aguardar que um novo concurso Anvisa seja aprovado pelo ME.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Anvisa: Edital publicado. Iniciais de R$ 16,4 mil!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais