Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros AL: Mais de 1 mil cargos vagos

icone calendario 24 fev 2021

Visto como importante e essencial pela categoria, o novo concurso Bombeiros AL deve ter o edital publicado em breve, em função da quantidade de cargos vagos hoje no estado.

Segundo informações da corporação, 1.222 cargos estão vagos, somando as carreiras de Soldado e Oficial. O problema é que nem 15% dos cargos serão supridas com as 170 vagas autorizadas e previstas pelo governo de Alagoas para o novo concurso.

A oferta será de 170 vagas, sendo 150 para Soldado, que hoje tem 44 vagas em aberto, e 20 para Oficial Combatente, que acumula 1.178 cargos em aberto. Os concorrentes deverão ter grau de escolaridade de nível médio completo para ambas carreiras.

A estimativa do governo de Alagoas é de que o edital seja publicado entre abril e junho, ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o governador Renan Filho, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão os editais publicados primeiro.

“Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militare, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, disse Renan.

O início do processo de escolha da banca já foi autorizado e a previsão é de que seja definida nos próximos meses, para que, assim, o edital saia dentro do prazo.

“Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública.  Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também”.

Concurso Bombeiros AL: bancas na disputa

Duas bancas já estão na disputa para o novo concurso . Assim, a preparação pode se tornar ainda mais específica e voltada para essas instituições: Cebraspe e Idecan.

Entretanto, o Cebraspe é tido como favorita para organizar os concursos Alagoas. O secretário do Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, afirmou que o Cebraspe está entre as bancas mais cotadas por conta do seu histórico e necessidade de realizar as seleções de forma célere.

“Nesses últimos anos que estou na frente da pasta, todos os concursos foram feitos pelo Cebraspe […] É o caminho mais natural para a realização dos concursos”, disse o secretário.

Requisitos básicos para ser um Bombeiro AL

Entre os requisitos básicos para concorrer as vagas, estão:

  • Ser brasileiro nato para o cargo de Oficial, e nato ou naturalizado para o cargo de Soldado Combatente;
  • Ter concluído o ensino médio
  • Ter idade compreendida entre 18 anos e 30 anos na data de inscrição no concurso;
  • Possuir bons antecedentes criminais
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.

Último concurso Bombeiros AL

Publicado em 2017, o último concurso Bombeiros AL aconteceu sob responsabilidade do Cebraspe. Foram 150 vagas ofertadas, sendo 140 para o cargo de Soldado Combatente e 10 para Oficial Combatente.

Se inscreveram 11.480 candidatos para o último concurso, sendo 3.371 para Oficial e 8.109 para Soldado, com uma relação de 337 candidatos/vaga e 56 candidatos/vaga, respectivamente.

Os candidatos eram classificados mediante provas objetivas, composta de 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Houve ainda prova discursiva, avaliação médica, teste de aptidão física e comprovação documental e investigação social como avaliações complementares.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiro AL: Provas foram remarcadas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais