Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PI: Quantitativo passa a ser de 100 vagas após autorização!

icone calendario 10 jun 2022

Atenção, concurseiros interessados no próximo concurso Bombeiros PI! Após ter edital previsto para o mês de junho, foi autorizada a ampliação do quantitativo de vagas do certame. Ademais, com isso, é possível que a publicação do edital passe por atraso.

Sendo assim, o edital do novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí pode ser publicado apenas no segundo semestre de 2022, visto que foi autorizada a ampliação do número de vagas a ser ofertado. Dessa forma, a oferta passa a ser de 100 oportunidades.

Além disso, vale recordar que os aprovados no concurso público devem dar início ao exercício do cargo em junho de 2023, de forma que todas as etapas avaliativas e o Curso de Formação de 08 meses devem ser finalizados até então.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Bombeiros PI: ampliação de quantitativo

Portanto, é de suma importância que os concurseiros saibam que o concurso Bombeiros PI conta com um novo quantitativo de vagas, visto que a governadora Regina Sousa autorizou a ampliação da oferta.

Nesse sentido, anteriormente a oferta era a de 60 oportunidades para o cargo de Soldado, de forma que agora, após a ampliação, serão disponibilizadas 100 vagas para a carreira.

Dessa forma, a alteração no número de vagas implica no atraso da publicação do edital, de maneira que é possível que o documento seja divulgado somente no próximo semestre.

No entanto, vale recordar que os aprovados em todas as etapas avaliativas da seleção deverão passar por um Curso de Formação que possui duração de 08 meses, de forma que todo esse processo deve ser finalizado até junho de 2023, quando a posse nos cargos deve ocorrer:

“Esse novo efetivo deve estar pronto para exercer suas funções no mês de junho de 2023. Isso porque, após todas as etapas, os aprovados passam por um curso de treinamento de 8 meses”, disse o tenente-coronel José Veloso.

Vagas, cargos e salários

Em suma, o novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí ofertará 100 oportunidades de nível médio para o cargo de Soldado. Ademais, vale frisar que para concorrer ao cargo também é preciso que os concurseiros possuam os seguintes requisitos:

  • Os homens devem ter, no mínimo, 1,60m, enquanto as mulheres, no mínimo, 1,55m;
  • A idade mínima é de 18 anos e máxima de 30 anos no período de inscrição do concurso público para os candidatos ao Curso de Formação de Soldados.

Além disso, os aprovados no concurso público poderão contar com salários no valor de R$ 3.294,99 inicialmente, de acordo com a Lei 6.173/2012.

Como serão as provas do concurso Bombeiros PI?

Por fim, é essencial que os concurseiros saibam que, de acordo com o projeto básico do edital, os inscritos no concurso Bombeiros PI serão avaliados por meio das etapas avaliativas indicadas a seguir:

  • Exames de Conhecimentos (provas escritas);
  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física; e
  • Investigação Social.

Ademais, vale frisar que a banca organizadora do certame foi recentemente definida, de maneira que o escolhido para viabilizar e aplicar as etapas da seleção, bem como por receber as inscrições dos candidatos, foi o NUCEPE.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PI: Edital publicado. 400 vagas e R$ 3,8 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais