Pesquisar no blog

Concurso Caixa 2021: Terá 10 mil novas contratações, anuncia presidente!

icone calendario 20 jul 2021

Foi anunciado pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, um novo concurso Caixa Econômica Federal 2021 .

Conforme anunciado, serão 10 mil contratações em 2021. Dessas, 3 mil serão de aprovados no concurso de 2014, ainda vigente, e mil por meio de um novo concurso público, apenas para deficientes.

Novo concurso Caixa 2021

Foi anunciado na última segunda-feira, 19, a contratação de 10 mil funcionários em 2021 na Caixa Econômica Federal. Desse total, 3 mil serão de aprovados no concurso de 2014, ainda vigente, e mil por meio de um novo concurso público, apenas para deficientes.

O edital do concurso Caixa Econômica Federal 2021 está programado para ser publicado no mês de setembro. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

“Vamos contratar mais 10 mil pessoas. Destas, 4 mil serão novos empregados, 3 mil dependem de autorização da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e mil serão PCDs (deficientes) em um novo concurso, em setembro deste ano”, anunciou o presidente do banco.

Além dos profissionais efetivos, o banco contratará 5.200 estagiários e aprendizes e 800 vigilantes e recepcionistas.

A distribuição das 10 mil vagas,  fica da seguinte maneira:

  • Mil empregados efetivos deficientes por meio de um novo concurso público (edital em setembro)
  • 3 mil aprovados de 2014, a depender de autorização do Sest
  • 5.200 estagiários e aprendizes;
  • 800 vigilantes e recepcionistas.

As admissões serão destinadas às 250 novas agências que a Caixa Econômica Federal abrirá até o fim de 2021. 

As contratações, segundo a Caixa, reforçam o papel da instituição como o banco com a maior presença bancária no país.

No total, são 26 mil pontos de atendimento ao cidadão por meio de sua rede de agências, unidades lotéricas, correspondentes bancários, agências-barco e agências-caminhão.

Deficit no quadro de funcionários

A Caixa Econômica Federal encerrou no ano de 2014 com um pouco mais de 101 mil empregados. No ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais de 2.000 contratações, que elevaria o total para 103 mil empregados.

Com o passar do tempo, mais de 16 mil funcionários deixaram a empresa principalmente por meio dos planos de desligamentos. Não existe a informação de quantas contratações foram feitas, porém menos de 10% dos candidatos aprovados foram convocados, a estimativa é que hoje exista certa de 85 mil empregados.

A contratação dos aprovados no último concurso é possível em virtude da suspensão do prazo de validade do certame, determinada nos autos de uma Ação Civil Pública que tramita no TRT da 10ª região.

A ACP, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, visa dar cumprimento ao Acordo Coletivo e assim recompor os quadros da Caixa. Caso a medida anunciada pelo banco seja efetivada, a convocação dos aprovados irá colocar um fim à disputa judicial e permitirá, no longo prazo, a realização de novos concursos pela Caixa.

Saiba mais sobre o Concurso Caixa: edital publicado com 4.050 vagas salário até R$ 14,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais