Pesquisar no blog

Concurso Câmara dos Deputados: cargo Agente de Polícia passa a exigir nível superior!

icone calendario 14 abr 2022

Novidades para os concurseiros! Mudanças foram realizadas no cargo de Agente de Polícia, presente em diversas seleções. Ademais, tais alterações podem ser um indicativo de que um novo concurso Câmara dos Deputados será realizado em breve.

Portanto, um novo concurso para a Câmara dos Deputados pode ser realizado, visto que o órgão conta com grandes vacâncias que necessitam ser repostas. Ademais, uma das carreiras da Câmara, de Agente de Polícia, passou por recentes alterações, o que pode indicar que uma nova seleção acontecerá.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Alterações no cargo de Agente de Polícia

Sendo assim, a Mesa Diretora da Câmara dos Senados aprovou as mudanças no cargo de Agente de Polícia, que foram publicadas na última quarta-feira, 13 de abril de 2022, por meio do Boletim Administrativo da Câmara.

Nesse sentido, a carreira passa a exigir nos próximos concursos públicos o nível superior de escolaridade. Ademais, a nomenclatura do cargo também foi alterada, de forma que passa a ser conhecido agora como Policial Legislativo Federal.

É igualmente importante mencionar que as mudanças foram propostas ao presidente da Casa, Arthur Lira, na última terça-feira, 12 de abril, pela deputada federal Celina Leão:

“Eu fui pessoalmente solicitar ao nosso presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para atender uma reivindicação antiga dos Policiais Legislativos: tornar o cargo para nível superior”, disse Leão em suas redes sociais.

Além disso, vale frisar que a Mesa Diretora do Senado Federal também realizou tais modificações na carreira este mês, no dia 07 de abril, de forma que o próximo concurso Senado já contará com as novidades.

Ademais, é importante mencionar que as mudanças não geram despesas para os órgãos.

Concurso Câmara dos Deputados: edital é previsto

Além disso, é essencial que os concurseiros saibam que um concurso Câmara dos Deputados pode acontecer este ano, visto que o Orçamento prevê 28 oportunidades de ingresso no órgão em 2022.

Dessa forma, uma vez que a Câmara não possui concursos vigentes, a realização de uma nova seleção é necessária. Ademais, o órgão conta com grandes déficits, o que torna um novo processo seletivo ainda mais necessário.

Sendo assim, atualmente a Casa conta com 967 cargos vagos, de acordo com o Portal da Transparência, sendo 582 para Técnico Legislativo, de nível médio, 385 para Analista Legislativo e 17 para Policial Legislativo Federal, ambos de nível superior.

Nesse sentido, observa-se que as vagas previstas no Orçamento de 2022 cobrirão apenas uma pequena parcela das vacâncias existentes no órgão atualmente.

Ademais, as alterações aprovadas pela Casa para o antigo cargo de Agente de Polícia também podem ser um indicativo de que um novo edital realmente será publicado este ano para que uma parte dos déficits sejam repostas.

Último concurso Câmara dos Deputados

Por fim, enquanto maiores detalhes acerca de uma nova seleção não são confirmados, os concurseiros podem analisar os detalhes do último processo seletivo realizado para o órgão, a fim de começarem a se preparar.

Sendo assim, o último concurso Câmara dos Deputados aconteceu em 2014, quando foram ofertadas 113 vagas Agente de Polícia, Consultor de Orçamento e Consultador Legislativo.

Ademais, quem recebeu as inscrições dos candidatos e viabilizou e aplicou as etapas avaliativas do certame foi o Cebraspe. Dessa forma, durante a seleção os inscritos da época foram avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos.

Nesse sentido, para a primeira etapa foram cobradas 120 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação, Informática e Raciocínio Lógico, Língua Espanhola e Inglesa, Processo Legislativo.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Câmara dos Deputados: Edital pode sair em 2021!
Acompanhe nossas

redes sociais