Pesquisar no blog

Concurso CGU: Página oficial do certame foi lançada!

icone calendario 20 dez 2021

Atenção, concurseiros! A página oficial do concurso CGU foi lançada no site da organizadora, o que pode significar a abertura do certame em breve!

A nova página no site da Controladoria-Geral da União foi ao ar na última sexta-feira, 17 de dezembro, e a ação gera expectativas sobre a abertura do próximo concurso.

Isso porque a criação da página especifica para a seleção indica que os trâmites do certame, provavelmente, já estão sendo finalizados e o edital deve sair em breve.

Vale reforçar, por fim, que a aplicação das provas acontecerá com, no mínimo, dois meses após a publicação do edital, de acordo com autorização da portaria Portaria SEDGG/ME Nº 10.352, de 24 de Agosto de 2021 . Dessa forma, é importante já iniciar os estudos!

Saiba mais sobre o concurso que está por vir!

Concurso CGU: Panorama Geral

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) terá a oferta de 375 vagas, sendo 300 de nível superior e 75 de nível médio, para os cargos de Auditor e Técnico, respectivamente.

O concurso, que foi autorizado em julho, tem previsões de abrir as inscrições ainda em dezembro de 2021 para ter as nomeações feitas já no primeiro semestre de 2022.

Segundo Wagner Rosário, o certame não contará com a formação de um cadastro de reserva, mas conforme a CGU for necessitando, candidatos excedentes poderão ser convocados.

Por fim, é importante dizer que a banca FGV já está contratada para estar à frente do certame desde novembro de 2021 e que os locais de prova já estão definidos. Portanto, confira!

Concurso CGU: Locais de Prova

As avaliações do concurso da Controladoria Geral da União acontecerão em todas as regiões do Brasil , nas capitais:

  • Nordeste: Recife (PE);
  • Sul: Porto Alegre (RS);
  • Sudeste: São Paulo (SP);
  • Centro-Oeste: Brasília (DF);
  • Norte: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO).

Como foram as provas dos concursos CGU passados?

O último concurso CGU para contratar Técnicos e Analistas aconteceu em 2008 e contou com etapas de avaliação como Prova Objetiva, Prova Discursiva, exclusiva para o cargo de Analista, Sindicância de vida Pregressa, além de um Curso de Formação.

Para o cargo de Analista, especificamente, três Provas Objetivas foram aplicadas, além da Prova Discursiva.

Em 2012, também, foi realizado um concurso para a contratação de Auditores Federal de Controle e Finanças e os contratados poderiam atuar nas áreas:

  • Administrativa;
  • Correição;
  • Comunicação Social;
  • Auditoria e Fiscalização (Infraestrutura ou Geral);
  • Tecnologia da Informação (Sistemas ou Infraestrutura); ou
  • Prevenção e Ouvidoria.

As provas desse ano foram compostas pelas matérias de Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, bem como Raciocínio Lógico-Quantitativo e Administração Pública. Além disso, também foram cobrados tópicos de Conhecimentos Específicos que variaram de acordo com o cargo concorrido.

Saiba mais sobre o Concurso CGU: Edital é publicado com 375 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais