Pesquisar no blog

Concurso CVM: novo edital é solicitado ao ME. 127 vagas!

icone calendario 03 Maio 2022

Aguardado desde 2019, um novo concurso CVM  (Comissão de Valores Mobiliários) deve ser publicado em 2022. Isso porque um novo pedido foi enviado ao Ministério da Economia para 127 vagas!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso CVM: pedido enviado ao Ministério da Economia!

Um novo pedido de edital para o concurso público da Comissão de Valores Mobiliários, foi enviado ao Ministério da Economia (ME).

Assim, o pedido foi enviado na última sexta-feira (29/05), para o preenchimento de 127 vagas, em cargos dos níveis médio e superior. 

Entretanto, 50 vagas são para a carreira de Agente Executivo, que exige o nível médio e conta com salários iniciais de R$7.647,98, já incluso com o auxílio-alimentação de R$458.

Além disso, 27 são para Inspetores (nível superior, específico) e outras 50 para Analistas (nível superior em qualquer área).

“A insuficiência do quadro de pessoal hoje existente e os riscos operacionais daí advindos vêm sendo objeto de alertas de nossa parte a esse Ministério recorrentemente, seja nos Relatórios de Supervisão Baseada em Risco, seja nos pedidos de autorização de concurso, seja em tratativas diversas”, diz o presidente da CVM, Marcelo Barbosa, no ofício ao ME.

Como foi o último certame CVM?

Como mencionado anteriormente, o último concurso  CVM aconteceu em 2010 e perdeu a validade em 2014.

Em outras palavras, não existe mais um cadastro de reserva para repor vacâncias há cerca de sete anos.

Em 2010, foram ofertadas 150 vagas para as carreiras de Inspetor, Analista e Agente Executivo, cujas avaliações foram organizadas pela Esaf.

Os inscritos no concurso tiveram de passar por Provas Objetivas e Discursivas como forma de avaliação e as matérias que precisaram ser estudadas variaram de acordo com o nível do cargo concorrido.

Para o nível médio, por exemplo, foram cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários, Conhecimentos Básicos de Administração, bem como Conhecimentos Contemporâneos e Administração Pública.

Por fim, os candidatos de nível superior também tiveram de responder questões sobre Funcionamento do Mercado de Valores Mobiliários e Economia, entre outras matérias.

  • Inspetor:
    • Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 40 pontos;
    • Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos;
    • Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 10 pontos;
  • Analista (todas as Áreas de Especialização):
    • Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 40 pontos;
    • Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos;
    • Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 10 pontos;
  • Agente Executivo:
    • Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 35 pontos;
    • Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 55 pontos;
    • Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 10 pontos.
assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso CVM: Novo certame é solicitado!
Acompanhe nossas

redes sociais