Pesquisar no blog

Concurso Depen PR: PEC da Polícia Penal é aprovada!

icone calendario 20 out 2021

Atenção, concurseiros! A PEC que institucionaliza a Polícia Penal do Paraná foi aprovada e, com isso, novo concurso Depen PR pode ser aberto!

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que cria o Departamento de Polícia Penal no Estado. No documento, está previsto concurso público para o Depen.

Uma das principais mudanças que a PEC causa é a equiparação dos Policiais Penais, também chamados como Agentes Penais, com os outro Policiais, como Civis e Militares.

Além disso, os processos seletivos agora são proibidos, podendo haver novas contratações somente por meio de concurso público.

A PEC também contemplou uma demanda que já era exigida há algum tempo pelo Sindicato dos Policiais Penais (Sindarspen), de que a Depen PR seja comandada por um servidor da própria carreira.

Sindicato negocia novo concurso Depen PR

O Sindarspen PR tem negociado com a SSP PR (Secretaria de Segurança Pública) um novo concurso Depen Paraná , após diversos protestos, que foram feitos pelos próprios Agentes Penais. O Secretário da SSP, Rômulo Marinho, se comprometeu a negociar com o sindicato.

A união e a força da categoria permitiram esse avanço. Vamos seguir vigilantes para garantir que o secretário cumpra a sua palavra e o Governo do Estado nos trate com o respeito que merecemos“, pronunciou o Sindicato.

O Sindarspen alegou, diante da exigência de novas seleções, que a Polícia Penal PR sofre com um defict de cerca de 6.400 funcionários.

LRF impossibilitou abertura de concurso Depen PR

O concurso Depen PR havia sido anunciado mais no início do ano e o Governador do Paraná, Ratinho Junior, garantiu 1.269 vagas para as penitenciárias.

No entanto, o aval para a seleção, que saiu dia 04 de setembro, indicou a abertura de somente 238 vagas, o que, segundo o Sindarspen, é um número insuficiente para suprir o deficit da corporação.

Em 2019, novas penitenciárias foram anunciadas e na ocasião, o governo paranaense garantiu que cerca de 3 mil novos funcionários seriam contratados por meio de processos seletivos. Com a nova PEC, os processos seletivos ficam desautorizados, o que pode dificultar bastante as novas contratações.

No início de 2020, a corporação estava impossibilitada de realizar novas seleções devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Secretário da SSP chegou, inclusive, a relatar ao presidente Jair Bolsonaro o problema que a Depen PR enfrentava com a falta de funcionários.

Na época, uma seleção foi aberta para realizar contratações temporárias.

Agora, a expectativa que fica é de um novo concurso público seja autorizado e anunciado em breve.

Saiba mais sobre o Concurso DEPEN PR: EDITAL para efetivos pode sair em 2021!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais