Pesquisar no blog

Concurso Detran DF: Comissão organizadora definida. Edital em breve!

icone calendario 24 jan 2022

Novidades, concurseiros! Foi definida a comissão organizadora do novo concurso Detran DF . Sendo assim, o grupo realizará os trâmites necessários para que o edital possa ser publicado em breve.

Nesta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, foi divulgado o documento que define a comissão organizadora do concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Ademais, estão previstas 255 oportunidades de níveis médio e superior.

Além disso, vale lembrar que o que se esperava era que o edital da seleção fosse publicado ainda em 2021. Entretanto, isso não aconteceu pois o Departamento ainda aguardava a publicação do documento com a definição da comissão em questão.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Detran DF: panorama geral

Portanto, foi divulgada a comissão organizadora responsável pelo novo concurso Detran DF. Ademais, o grupo deverá cuidar do processo de escolha e contratação de uma banca organizadora que cuidará da aplicação das etapas avaliativas da seleção.

Além disso, estão autorizadas 170 oportunidades, sendo 100 para Técnico de Trânsito e 70 para Analista de Trânsito. Entretanto, ainda estão previstas 85 vagas para Agente de Trânsito, que ainda dependem de verificação orçamentária.

Ademais, as remunerações dos aprovados no concurso público possuirão o valor de R$ 4.420,00 para Técnico de Trânsito e R$ 5.485,24 para Agente de Trânsito.

Quais são as atribuições dos cargos?

É igualmente importante que os concurseiros interessados no concurso Detran DF saibam quais funções deverão ser desempenhadas pelos aprovados. Sendo assim, conheça as atribuições dos cargos:

Analista de Trânsito

  • Planejar, coordenar, controlar, de acordo com a especialidade da área;
  • Exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Técnico de Trânsito

  • Executar atividades relacionadas ao suporte no desempenho das atribuições da Carreira Atividades de Trânsito; e
  • Executar outras atividades de interesse da área.

Último concurso Detran DF

Por fim, enquanto o novo edital não é publicado, é importante que os concurseiros saibam mais acerca do último concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

Nesse sentido, a última seleção foi realizada em 2011, quando foram ofertadas 100 oportunidades para a carreira de Agente de Trânsito sob a organização da Fundação Universa .

Além disso, durante a seleção os inscritos no processo seletivo foram avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.

Sendo assim, durante a prova objetiva foram respondidas uma série de questões de múltipla escolha acerca dos seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Noções de Direito Penal:
    • Direito Processual Penal;
    • Direito Administrativo;
  • Microinformática; e, por fim,
  • Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso Detran DF: Banca definida. Edital iminente!
Acompanhe nossas

redes sociais