Pesquisar no blog

Concurso DPE MS: Banca contratada. Edital para área de apoio é iminente!

Iago Almeida

icone calendario 29 jun 2023

Ótima notícia, concurseiros! O edital do Concurso DPE MS  pode sair em breve, pois está iminente após a banca ser contratada. Serão vagas para a carreira de Técnico-Administrativo da Defensoria.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso DPE MS: banca organizadora definida; e o edital?

Sendo assim, um novo concurso deverá ser publicado em breve para a Defensoria Pública do estado do Mato Grosso do Sul .

Isso porque os trâmites para a seleção seguem avançando e a banca organizadora está contratada, sendo o Instituto AOCP o escolhido.

Portanto, o próximo passo é justamente a publicação do edital, que se tornou iminente, podendo sair a qualquer momento.

De acordo com o Diário Oficial do Estado, a contratação com a banca se deu por dispensa de licitação.

Vale destacar que o Instituto AOCP é diferente do AOCP, por isso é preciso se atentar as informações e conhecer bem a banca.

Salários e cargos previstos

Assim, o concurso da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul será para Técnico-Administrativo. Entretanto, ainda não foi divulgado o quantitativo de vagas.

Entretanto, ainda podem aparecer oferta de vagas para Analista de Defensoria e Agente de Serviços Gerais. Tudo será confirmado no edital!

De acordo com dados do portal de transparência, o salário inicial do aprovado será de R$ 2.860,00. Além disso, ao final da carreira, a remuneração poderá alcançar o valor de R$ 5.928,20.

Conheça o perfil da banca Instituto AOCP e gabarite na prova!

Instituto AOCP  é uma banca organizadora importante no ramo dos concursos públicos, uma vez que possuí mais de 15 anos de experiência e vem ganhando cada vez mais espaço nesse cenário.

O estilo da banca se assemelha a organizadoras como o Cesgranrio, FCC e o Instituto Quadrix, pois as provas são com questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão (A, B, C, D e E) e apenas uma correta.

No entanto, a banca também tem adotado um novo estilo para realização das provas, no qual as questões estão dispostas em afirmações e o candidato deve julgar “certo” ou “errado”.

Nesse caso, cada erro cometido anula um acerto. Dessa forma, se o candidato acertar 75 questões e errar 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0. Ou seja, demanda extrema concentração.

Além disso, a banca costuma dar bastante importância para a disciplina de Língua Portuguesa, que privilegia conteúdos de gramática normativa, ocupando geralmente 70% das questões.

As demais questões irão abordar interpretação, onde a banca costuma usar um único texto como referência para várias questões.

Nas disciplinas envolvendo Direito, por exemplo, é comum ver questões exigindo conhecimento sobre legislação, jurisprudências e doutrina.

Principais assuntos

É importante entender que as questões versaram, basicamente, sobre interpretação de texto e sobre gramática normativa. Veja o que costuma ser mais cobrado:

  • Tipologia textual,
  • tipos de linguagem,
  • coesão,
  • figuras de linguagem,
  • vocabulário.

Além disso, nas questões de gramática, as seguintes matérias têm o hábito de aparecerem de forma mais frequente:

  • tipos de que,
  • tipos de se,
  • análise sintática,
  • classificação das orações,
  • conectores, pontuação,
  • noções gerais de classe,
  • pronome (colocação pronominal).
Saiba mais sobre o Concurso DPE MS: Edital publicado para área de apoio. 69 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais