Pesquisar no blog

Concurso Exército: Saiu o edital para o Colégio Militar. 390 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 28 jul 2023

Foi divulgado o novo edital do Concurso Exército , com 390 vagas para o Colégio Militar, para admissão aos 14 colégios militares mantidos pela instituição. As inscrições começam em agosto e as provas serão em outubro!

Resumo do Edital

  • Vagas: 390 vagas 
  • Escolaridade: 5º ano ou 9º ano do ensino fundamental, dependendo da vaga 
  • Período de inscrição: de 07/08/2023 até 14/09/2023
  • Taxa de inscrição: R$ 95
  • Prova: 29/10/2023
  • Banca: Própria corporação
  • Baixe o edital

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Exército: como realizar inscrição?

Portanto, os interessados em uma das vagas do concurso do Exército (Colégio Militar), devem se atentar aos prazos e informações.

Isso porque as inscrições devem ser realizadas pelo site da própria instituição , entre os dias 7 de agosto e 14 de setembro de 2023.

Segundo o Exército, será admitida inscrição presencial, somente e obrigatoriamente, para o candidato com deficiência, devido às comprovações médicas que se fazem necessárias.

Será ainda preciso pagar uma taxa de R$ 95 para concluir a inscrição. Entretanto, alguns candidatos podem solicitar a isenção da taxa.

“Estará dispensado da taxa de inscrição o candidato cujo responsável legal comprove a sua condição de carência socioeconômica, mediante a apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, ou outro considerado pertinente pelo comandante do CM”, diz o edital.

Concurso Exército: quais as vagas e salários? E as lotações?

Sendo assim, o edital do concurso do Exército está ofertando oportunidades para admissão, em 2024, aos 14 Colégios Militares do país.

São 390 vagas para ingresso no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio. Veja, então, a distribuição por colégio:

Lembrando que os Colégios Militares atuam como Escolas Públicas administradas pelos militares do Exército Brasileiro, da Polícia, Bombeiros e outros órgãos da segurança nacional.

Assim, nos Colégios Militares são ensinadas aulas da educação básica, baseadas nos conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Leia a portaria completa do Exército, sobre o concurso.

Requisitos

Para ingresso no 6º ano do ensino fundamental, é necessário ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental e ainda:

  • ter menos de 12 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula
  • completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula

Por outro lado, para ingresso no 1º ano do ensino médio, o candidato deve ter concluído o 9º ano do ensino fundamental e ainda:

  • ter menos de 16 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula
  • completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula

Como e quando serão as provas do concurso Exército?

Posteriormente, os inscritos no concurso passarão por seleções no âmbito regional de cada Colégio Militar, contando com as seguintes avaliações:

  • exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório;
  • revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório; e
  • comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

O exame intelectual, então, é a prova escrita. Ela terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática.

Sendo assim, para se considerar aprovado, o candidato deve ter, no mínimo, 50% dos pontos previstos em cada uma das disciplinas.

Lembrando que a prova deve acontecer no dia 29 de outubro; mas, os locais e horários ainda estarão revelados pelo Exército, próximo da data.

Saiba mais sobre o Concurso Colégio Militar 2023: Edital publicado. 390 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais