Pesquisar no blog

Concurso Guarda Municipal de Teresina 2023: Comandante confirma edital!

Iago Almeida

icone calendario 17 mar 2023

Boa notícia, concurseiros! Previsto desde janeiro de 2022, o concurso Guarda Teresina , no Estado do Piauí, deve sair agora em 2023. Previsão é para 70 vagas, mas existem 140 vacâncias. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Guarda de Teresina: quando sai o edital?

Ainda não há uma data concreta, mas tudo indica que o concurso da Guarda Municipal de Teresina, no Piauí , saia ainda em 2023.

Quem confirmou a seleção neste ano, foi comandante da Guarda Municipal, André Viana, enquanto falava com a imprensa sobre a seleção.

A fala foi dada, então, na última quinta-feira, 16 de março. Ele confirmou que 140 cargos estão vagos na Guarda Municipal.

Entretanto, ainda de acordo com André Viana, para este ano, o novo edital a ser publicado deverá contar com 70 vagas.

“O prefeito já sinalizou de forma positiva. Encaminhamos um processo, solicitando novo concurso, e estamos aguardando, acreditamos que, até o final do ano, há a possibilidade real de ter um novo concurso e, com isso, aumentar todo o leque de investimentos”, disse o comandante.

A confirmação das vacâncias já tinha sido feita, pelo mesmo comandante, no ano passado, quando ele disse que era aguardada autorização do prefeito para o novo concurso.

“Estamos aguardando a autorização do prefeito, acredito que será possível no ano que vem, estaremos divulgando o edital com novo concurso, pois temos necessidade. Hoje, temos 360 guardas, temos na lei 500 vagas criadas e queremos preencher essas vagas em aberto”, destacou. 

Sobre o cargo

Vale destacar que o cargo de Guarda Municipal exige o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A/B.

Além disso, entre as atribuições, estão: proteger bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da Administração Indireta; orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos; colaborar, quando solicitada, com as operações de defesa civil do município; proteger o meio ambiente local; e colaborar com as ações de prevenção às drogas.

Por fim, há outras atribuições determinadas em leis do município de Teresina, levando-se em consideração as competências estabelecidas pela Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.

Posteriormente, em 2018, quando o último edital foi publicado, a remuneração inicial era de R$1.133. Entretanto, o valor deve ser mudado!

Último concurso Guarda de Teresina foi há 5 anos

Portando, o edital do último certame Guarda de Teresina, no Estado do Piauí , foi publicado em 2018, com 75 vagas imediatas.

Além disso, ainda houve a oferta de 400 para formação de um cadastro de reserva, que pôde ser usado durante a validade do concurso.

Das vagas para contratação imediata, 60 foram destinadas ao sexo masculino e 15 para o sexo feminino, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). 

Ademais, os servidores puderam atuar em regime de revezamento de 12 ou 24 horas.

Além disso, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) foi a banca organizadora. 

Portanto, os candidatos foram avaliados em seis etapas: prova objetiva e dissertativa; avaliações médica e odontológica; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; Investigação Social e Curso de Formação para a carreira.

A prova objetiva foi composta por questões de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.

Saiba mais sobre o Concurso Guarda Municipal de Teresina - PI: Edital pode sair em breve!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais