Pesquisar no blog

Concurso IBAMA: Mais 132 aprovados a técnico ambiental são nomeados!

Iago Almeida

icone calendario 17 out 2023

Estão nomeados mais 132 aprovados no concurso Ibama  para o cargo de Técnico Ambiental, de nível médio. A posse será em até 30 dias; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Quando acontecem as novas nomeações do concurso Ibama?

Portanto, estão nomeados, e prontos para a posse, mais 132 pessoas aprovadas no concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

A nomeação foi assinada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 17 de outubro.

As nomeações são no cargo de Técnico Ambiental, que exige o nível médio como escolaridade. A posse ocorrerá no prazo de até 30 dias. 

A lotação será no Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Além disso, remuneração inicial será de R$ 4.965, isso incluindo gratificação GDAEM e o auxílio-alimentação de R$658.

Veja a publicação das nomeações!

Lembrando que as nomeações já tinham sido anunciadas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, em julho. O aval dado é para 257 candidatos!

Como foi o último concurso, realizado em 2021?

Em síntese, o último concurso , publicado em 2021, ofertou 568 vagas, sendo 432 destinadas a candidatos que possuem o nível médio e 132 vagas para nível superior.

Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe   (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e avaliou os candidatos através de provas objetivas.

Conforme a portaria publicada no Diário Oficial da União, em junho de 2022, foram nomeados 568 aprovados.

Quais as atribuições dos servidores do IBAMA?

Técnico Administrativo

  • Prestar suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais;
  • Executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas; e
  • Orientar e controlar processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.

Analista Administrativo

  • Realizar todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ibama.

Analista Ambiental

  • Exercer as atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades:
    • regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
    • monitoramento ambiental;
    • gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
    • ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
    • conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
    • estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.

Concurso IBAMA: Transformação de 1.787 cargos viabiliza novo edital

O IBAMA enviou um ofício ao Governo Federal, solicitando a convocação de excedentes, a transformação de cargos e a reestruturação da carreira.

No documento, foram solicitadas as seguintes mudanças na estrutura administrativa:

  • Incremento de 538 cargos de nível superior autorizados para a carreira de especialista em meio ambiente, sem aumento de despesa, pela transformação de 1.174 cargos vagos de técnico administrativo; 
  • Incremento de 697 cargos de nível superior autorizados para a carreira de especialista em meio ambiente, sem aumento de despesa, pela transformação de 489 cargos de nível superior e 456 de nível intermediário (resultando em 208 cargos de nível superior após a aplicação do fator de conversão), existentes no Quadro de Pessoal do Ibama e não pertencentes à carreira de especialista em meio ambiente.

Nesse sentido, a Câmara dos Deputados aprovou a transformação de 1.174 cargos de técnico administrativo (nível médio), em 519 cargos de analistas (nível superior), sendo 366 cargos de analista administrativo e 153 cargos de analista ambiental.

Além disso, foi aprovado o incremento de 620 cargos de analista (nível superior), sendo 424 cargos de analista ambiental e 196 cargos de analista administrativo, com a transformação de de 489 cargos de nível superior e 456 cargos de nível médio, que não pertenciam à carreira e estavam vagos.

O documento ainda indica a transformação de 589 cargos de técnico administrativo, da carreira de especialista em meio ambiente, em 260 cargos de analista administrativo.

Agora o PL será enviado para o Senado Federal e, caso aprovado, para a sanção do presidente da República. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui!

Quais vagas serão ofertadas no concurso IBAMA?

Ainda não há essa informação, mas o órgão solicitou autorização de 2.408 vagas, sendo 568 para provimento imediato e as demais para formação de um cadastro reserva. Dessa forma:

Nível Médio

  • Técnico Ambiental: 432 vagas + CR

Nível Superior

  • Analista Ambiental: 96 vagas + CR
  • Analista Administrativo: 40 vagas + CR
Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão deve receber aval em breve. 2 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais