Pesquisar no blog

Concurso IBAMA: Órgão recebe autorização para contratar 1.481 temporários!

icone calendario 08 jun 2020

Foi autorizado pelo Ministério da Economia, o processo seletivo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) para contratação de 1.481 brigadistas e chefes de esquadrão.

Contratação de temporários no IBAMA

Foi concedido pelo Ministério da Economia, a autorização para um novo processo seletivo com 1.481 vagas temporárias. O objetivo é contratar profissionais para as brigadas de incêndio, que vão reforçar o atendimento a emergências ambientais.

A autorização foi divulgada através de uma Portaria Interministerial 13.378, no Diário Oficial da União. De acordo com a nota publicada pelo IBAMA, a efetivação se dará por meio de contratação de brigadistas que atuaram em anos anteriores.

Acontece que a autorização para as vagas segue o modelo de contratação temporária que entrou em vigor com a Medida Provisória nº 922, publicada no mês de março, que permite contratar temporariamente servidores aposentados.

Os selecionados no processo seletivo IBAMA, vão atuar na prevenção e combate a incêndios florestais durantes a seca, em 17 estados e no Distrito Federal.

Serão 41 brigadas em terras indígenas, 15 em assentamentos e 3 em comunidades quilombolas, além de 13 especializadas em diferentes biomas e 5 de acionamento imediato, prontas para atuar em qualquer lugar do país em até 24 horas.

As vagas autorizadas estão distribuídas da seguinte forma:

  • 1.160 vagas para brigadistas;
  • 281 vagas para cargos de chefia de esquadrão e brigada;
  • 40 vagas para supervisores de brigada.
Nova-IBAMA

Os contratos terão a validade de até seis meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário até que a situação de emergência ambiental esteja superada, não excedendo o limite de dois anos.

Serão contratados profissionais nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal.

Os selecionados só poderão ser novamente admitidos 24 meses após o fim do contrato. Pessoas com mais de 75 anos e aposentados por incapacidade permanente, não poderão ser contratadas.

MP permite novos modelos de contratação temporária

Desde a divulgação da Medida Provisória nº 922, o Ministério da Economia autorizou a contratação de 19.200 profissionais por tempo determinado, de acordo com a Agência Brasil. Além das vagas para o IBAMA, foram autorizadas:

  • 4.117 vagas para os hospitais federais do Rio de Janeiro;
  • 5.158 vagas para o Ministério da Saúde;
  • 8.230 vagas para o INSS;
  • 243 vagas para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

No caso do INSS e do Ministério do Desenvolvimento Regional, foram convocados servidores aposentados.

Mas a Medida Provisória estende a possibilidade de contratação temporária para outras ocupações, como professores para aperfeiçoamento de médicos de Atenção Básica em regiões prioritárias e profissionais para assistência humanitária a estrangeiros que entram no Brasil.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão deve receber aval em breve. 2 mil vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais