Concurso Ibama: Pedido com 2.348 vagas será enviado | Nova Concursos

Concurso Ibama: Novo pedido com 2.348 vagas será enviado!

icone calendario 27 Maio 2021

O concurso Ibama será solicitado para liberação de edital com 2.348 vagas pelo próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

As carreiras que serão solicitadas exigem nível médio e superior. Os órgãos federais tem até dia 31 de maio para solicitarem novos concursos.

O último pedido do Ibama para um novo certame, foi feito em 2020, porém o aval depende do orçamento disponível.

O vice-presidente, General Hamilton Mourão, já sinalizou que o órgão necessita de reposição de vacâncias. E ainda, segundo ele, o concurso está no radar do governo federal.

Depois de estudado o quadro de pessoal pelo Ibama, será necessário o aval do ministro da economia, Paulo Guedes.

Resumo do concurso Ibama

Deverão ser ofertadas vagas para os cargos de Técnico Ambiental e Administrativo, com nível médio de requisito, e Analista Ambiental e Administrativo, de nível superior como requisito.

Desse modo, os salários para Técnico são de R$ 4.063,34 e podem aumentar conforme progressão na carreira.

Já para Analistas, o salário inicial é de R$ 8.547,64 também com progressões na carreira que podem aumentar o salário.

O último concurso foi realizado em 2014, e já expirou. A seleção foi organizada pelo Cebraspe e os candidatos foram avaliados por provas objetivas.

A prova objetiva contou com 120 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, os concorrentes da carreira de Analista também passaram por uma redação.

Editais do concurso

A princípio, o Ministério do Meio Ambiente deve anunciar a abertura de novos concursos Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com várias vagas.

As informações são do jornal da CNN, que diz que o Ministério busca reforçar os servidores dos órgãos, por conta da época de secas e queimadas na floresta amazônica.

Por isso, o concurso Ibama tem chances de cargos de Fiscais e Analistas, ainda não se tem informações se os cargos serão para efetivos ou temporários.

Ademais, o Ibama já recebeu autorização para um concurso de 1.659 oportunidades temporárias.

Os profissionais devem ser admitidos a partir de maio, e a validade do contrato é de 6 meses, podendo ser prorrogado pelo período de 2 anos.

São vagas para Alfabetizado (Brigadista e Chefe de Esquadrão); Nível Médio (Chefe de Brigada); Nível Superior (Gerente Estadual e Gerente Federal).

Das vagas temporárias, são 90 vagas liberadas aos poucos, as funções foram espalhadas por lotação em cidades do Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Pará. Veja os locais:

  • P.A Piquiá – Amapá/PA;
  • Terra Indígena Arariboia, Amarante do Maranhão – Maranhão/MA;
  • Terra Indígena Wawi – Querência/MT;
  • APRONOP, Base Operativa do Ibama – Novo Progresso/PA
  • Sede do ICMBio – Itaituba/PA

Saiba mais sobre o Concurso Ibama: Tem edital autorizado com 568 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais