Pesquisar no blog

Concurso Ibama: Tem mais de 50% de cargos vagos!

icone calendario 20 maio 2021

Além da iminência de um novo concurso Ibama , há também um levantamento de dados pelo jornal Metrópoles, sobre o número de vacâncias no quadro do pessoal do órgão.

No ano de 2007, o Ibama tinha 6.000 servidores estatutários ativos, porém atualmente o órgão conta com 2.480 servidores efetivos.

Segundo o jornal, em 20 anos, o Ibama perdeu 58,7% dos seus servidores efetivos, em 2009, o Ibama chegou a ter 4.208 empregados apenas.

Além disso, no início do governo Bolsonaro, o deficit aumentou em 17,7% com o Ministério do Meio Ambiente comandado por Ricardo Salles.

Hoje, consta em Nota Técnica nº 16/2021, mais cargos vagos no órgão do que servidores ativos. Existe uma defasagem, segundo o Ibama, de mais de 3 mil servidores.

Resumo concurso Ibama

Um novo concurso público já foi pedido, inclusive pelo vice-presidente Hamilton Mourão, tanto para o Ibama quanto para o concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes).

A autorização do concurso deverá ser de 1.000 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e nível superior, sendo Técnicos e Analistas, respectivamente.

O preenchimento de vagas deve ser feita por conta da época de secas e muitas queimadas na Amazônia, com necessidade de pessoal para fiscalização da Floresta Amazônica.

Último concurso

O último edital publicado foi em 2013, organizado pelo Cebraspe, e trouxe vagas para Analista Ambiental e Administrativo. Porém, em 2012, foram realizadas provas objetivas e discursivas para o cargo de Técnico.

Foram mais de 400 vagas distribuídas em 3 editais diferentes, para Técnico Administrativo, Analista Ambiental, Analista Administrativo. Os salários iniciais, na época, foram de R$ 2.580,72 a R$ 9.000,00 mensais.

Na época, as provas objetivas continham 120 questões de caráter eliminatório e classificatório. As provas foram do tipo CERTO ou ERRADO. E contaram com as seguintes disciplinas:

  • Habilidades;
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades;
  • Matemática;
  • Ética no Serviço Público;
  • Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA 2023: Instituto envia novo pedido de autorização!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais