Bancas organizadoras do próximo certame IBGE 2021 devem ser anunciadas até o dia 20 de dezembro segundo informações.
Além disso, o órgão conta com um edital de 208 mil vagas que pode sair em 2021. ⇒ Confira ⇐
Situação atual do novo concurso IBGE
Ótima notícia para você concurseiro! As bancas organizadoras do próximo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2021) para preenchimento de 6.500 vagas temporárias devem ser anunciadas até o dia 20 de dezembro de 2020.
As empresas mais conceituadas para organizar a seleção IBGE são a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Entretanto, as empresas ainda não foram confirmadas.
Vale ressaltar que o certame IBGE 2021 terá duas bancas, isso porque uma será responsável pelo edital de âmbito nacional e a outra para o edital da sede do Instituto, localizada no Rio de Janeiro.
Além do mais, o edital de abertura do certame com vagas temporárias segue previsto para o final de janeiro de 2021. No entanto, vale lembrar que os prazos podem mudar, conforme à situação da pandemia do Coronavírus.
As oportunidades serão ofertadas para os cargos de: Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas por Telefone e Supervisor de Pesquisas, sendo os dois últimos destinados ao estado carioca.
Segundo a Portaria Nº 20.388, os contratos terão duração de até um ano, podendo assim ser prorrogados desde que devidamente justificados, com base nas necessidades de conclusão das atividades.

Concurso IBGE para o Censo Demográfico está previsto
As seleções que fazem parte do Censo Demográfico, serão realizadas no ano que vem. De acordo com o IBGE, apesar do cancelamento do certame, o quantitativo de vagas não deverá mudar, permanecendo o mesmo em 2021.
“O que mudou foi a data de realização do Censo. O quantitativo de vagas deve permanecer o mesmo. Todos os processos seletivos previstos para a operação serão realizados no ano do Censo Demográfico”, informou o órgão.
Com o Censo Demográfico, os processos serão abertos novamente no ano que vem. Sendo assim, serão ofertadas 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:
Nível Fundamental
- Recenseador: 180.557 vagas.
Nível Médio
- Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
- Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas.
Além deste, o IBGE tem mais dois editais previstos. O primeiro deles já está autorizado pelo Ministério da Economia, e ofertará 192 vagas para as seguintes carreiras: Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (180 vagas) e Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação (12 vagas).
Conforme o aval, divulgado no mês de fevereiro, o IBGE deverá definir o salário dos profissionais a serem contratados, os requisitos também não foram revelados. Os candidatos aprovados atuarão com pesquisas para o Censo Demográfico, por telefone. A unidade de atuação será no Rio de Janeiro/RJ.
Ainda em fevereiro, foi confirmado pelo Instituto que o edital com 192 vagas, será divulgado no mês de abril. Já o certame para Codificador ficará para o final do ano, após a conclusão do Censo Demográfico.
“Os codificadores nos ajudam na consolidação dos dados que foram coletados na pesquisa. Esse (edital) a expectativa de entrada é lá para novembro, depois que o Censo já estiver concluído”, salientou o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.
Mediante as mudanças, o IBGE deve seguir os procedimentos deste ano. Dessa maneira, o certame com mais de 208 mil vagas está previsto para o mês de março de 2021.
De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no país, o próximo Censo Demográfico terá como marco o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 01 de agosto e 31 de outubro de 2021.
“A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, relatou o IBGE.