Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Censo 2021 não será realizado!

icone calendario 27 abr 2021

O concurso IBGE foi cancelado, isso quer dizer que o Censo 2021 foi suspenso. O anúncio foi feito pelo secretário especial da fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, na última sexta-feira (23).

“Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária [formada por Casa Civil e Ministério da Economia]” disse o secretário, alegando falta de orçamento.

Ainda assim, de acordo com a Agência Brasil, novos comunicados devem ser feitos, segundo o secretário Waldery Rodrigues, de acordo com as oportunidades. Para a realização do Censo, seriam necessários recursos de R$ 2 bilhões.

Porém, no projeto do Congresso Nacional, já havia tido um corte de R$ 1,76 bilhão no orçamento, agora fica confirmado a retirada dos recursos.

O IBGE soltou uma declaração sobre o cancelamento do Censo, a nota diz:

“A Lei Orçamentária de 2021 foi sancionada sem a recomposição original de 2 bilhões para o Censo Demográfica 2021.

Conforme anunciado hoje pelo secretário especial de fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o orçamento 2021 não traz recursos para realização do Censo Demográfico e que, portanto, o Censo será adiado.

O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejar e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME.

Com relação ao processo seletivo dos censitários – agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador – o IBGE anunciará as orientações assim que for possível”.

Provas do concurso IBGE já tinham sido suspensas

As provas para o certame foram canceladas no dia 6 de abril, eram mais de 204 mil vagas temporárias.

Para Agente Censitário (ACM) eram 5.450 vagas; para Agente Censitário Supervisor (ACS) eram 16.959 vagas; Recenseador eram 181.898 vagas. A banca organizadora seria o Cebraspe

Pagamentos de inscrições devem ser restítuidos

Atenção! Os inscritos que pagaram a taxa de inscrição para o concurso IBGE, não serão prejudicados. Diante da não realização do Censo, o IBGE disse que, conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá mediante cancelamento do processo seletivo.

Concurso IBGE: importância do Censo para o Brasil

O Censo Demográfico é uma importante fonte de pesquisa para o país, o último Censo foi realizado em 2010. Realizado a cada 10 anos, principalmente no ano de pandemia, a pesquisa seria muito importante para estados e municípios.

A coleta de dados abrange pontos como renda, emprego, escolaridade, saúde, infraestrutura e saneamento básico. Dessa forma, com esses dados, é possível implementar políticas públicas e de desenvolvimento social, como investimentos públicos e privados.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais