Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Confira as novidades quanto ao Censo!

Iago Almeida

icone calendario 14 abr 2021

Atenção concurseiros! O concurso IBGE segue suspenso, desde o último dia 06; são mais de 204 mil vagas temporárias. Agora, sem uma definição sobre o orçamento para o Censo Demográfico, o que poderá acontecer com o concurso?

Concurso IBGE: provas suspensas

O concurso IBGE foi suspenso, devido ao corte no orçamento para a realização do Censo 2021, realizado em março deste ano pelo Congresso Nacional.

No dia 26 de março, um dia após o corte, o IBGE chegou a afirmar que pediria orientação ao Ministério da Economia, tentando reverter o cenário.

No mesmo dia, a então presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu demissão do cargo. O Instituto afirmou que foi por motivos pessoais e de família. Em carta aberta aos funcionários, a presidente afirmou que o Censo Demográfico precisará ocorrer .

Confira o que pode acontecer com o concurso IBGE

Diante deste cenário de incertezas, vários concurseiros estão questionando o IBGE sobre o futuro da seleção. Por outro lado, o Instituto afirma que aguarda um posicionamento do Ministério da Economia que, por sua vez, não fala sobre o assunto. Confira o que poderá acontecer:

Censo Demográfico pode ser adiado

Há possibilidade que o Censo Demográfico pode ser novamente adiado, fazendo com que ocorra somente em 2022. Assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística poderá devolver as taxas de inscrição.

O problema pode ser o mesmo que ocorreu em 2020, quando estavam abertas 208.695 vagas temporárias em uma seleção.

Entretanto, no caso da seleção do ano passado, o adiamento aconteceu por conta da pandemia de Covid-19. O orçamento foi enviado para o Ministério da Saúde. 

Concurso pode ter provas remarcadas

Por outro lado, porém, é possível que o concurso seja retomado e as provas sejam remarcadas. Entretanto, para que isso aconteça, o Ministério da Economia teria que reverter o orçamento aprovado no Congresso Nacional. 

Essa é a possibilidade mais distante de ocorrer, uma vez que o Ministério e o Congresso ainda não chegaram a um possível acordo. Sindicatos ainda apontaram que o Governo Federal não demonstra interessa em realizar o Censo Demográfico, o que torna ainda mais inviável um retorno do certame.

O IBGE cita que a Lei 8.184/1991 determina que a pesquisa ocorra a cada dez anos. O primeiro Censo Demográfico brasileiro foi feito em 1872 e, desde 1920, tem sido realizado decenalmente, nos anos terminados em zero. A pesquisa só não foi realizada em três momentos:

  • Em 1930 devido à Revolução;
  • Em 1990, sendo adiada para 1991, no Governo Collor; e
  • Em 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus, sendo adiada para 2021.

Edital com 312 vagas para o Censo segue sem previsão

O edital do concurso IBGE, que está suspenso, destinado ao Censo Demográfico 2021, pode não ser publicado mais este ano de 2021.

Eram esperadas 312 vagas temporárias, em cargos dos níveis médio e superior, sendo para Agente Censitário de Pesquisas Por Telefone (180 vagas); Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação (12 vagas) e Codificador Censitário (120 vagas).

Os salários variam entre os cargos, sendo R$ 998 aos Agentes, R$ 4.200 aos Supervisores e remunerações a definir, no caso de Codificadores.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), organizador do certame, afirmou que recebeu apenas uma informação, no dia 26 de março, afirmando que o edital não seria publicado na data prevista. Afirmou também que não há previsão de retorno do certame.

As provas estavam marcadas para o dia 23 de maio, no Rio de Janeiro, local em que os aprovados seriam alocados, antes de serem canceladas.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2022: Edital publicado. Vagas para Agente de Pesquisa e Mapeamento!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais