Pesquisar no blog

Concurso ICMBIO: Convocação de aprovados e orientações para a posse!

Iago Almeida

icone calendario 31 jan 2023

Atenção, concurseiros! Foram divulgadas as orientações para a posse de mais aprovados no concurso ICMBIO , realizado entre 2021 e 2022; confira a convocação e os detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso ICMBIO: confira os detalhes da convocação e posse

Assim, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade está convocando mais aprovados do concurso público , realizado entre 2021 e 2022.

De acordo com a lista, serão convocados 7 técnicos ambientais. A relação completa pode ser conferida aqui .

Além disso, no comunicado ainda consta a lista de documentos que devem ser apresentados para a posse e quais serão os exames!

Os convocados terão até o dia 22 de fevereiro para tomar posse. Posteriormente, serão 15 dias para entrada em exercício.

Onde será a atuação?

Os novos Técnicos Ambientais serão enviados para atuar nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. 

Assim, a atuação será nos Núcleos de Gestão Integrada (NGI) Alto Tarauacá-Santa Rosa do Purus, no Acre; Reserva Biológica do Abufari, no Amazonas; NGI Trombetas, no Pará; NGI Porto Velho, Base Avançada Porto Velho e NGI Guajará-Mirim, em Rondônia.

Validade do concurso

Anteriormente, o resultado final do concurso foi homologado em junho de 2022; agora, a validade será de dois anos, ou seja, até 2024. 

Mas, o instituto poderá prorrogar em mais dois anos o certame, caso necessite. Assim, esse será o período que as convocações poderão acontecer!

Falta de pessoal

Um relatório entregue recentemente pelo Gabinete de Transição Presidencial, com o cronograma do Governo Federal dos últimos quatro anos, reconheceu a falta de servidores nos órgãos ligados ao Meio Ambiente.

Portanto, o relatório apresentado no começo deste ano apontou um escassez de recursos para o setor e a falta de pessoal e de gestão competente. 

Atualmente são 2.103 cargos vagos no quadro de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e MMA (Ministério do Meio Ambiente).

“Enquanto o IBAMA tinha 1.800 servidores atuando na fiscalização ambiental em 2008, agora são apenas cerca de 700, nem todos em campo. Houve efetivo aparelhamento e ocupação de cargos gerenciais e de direção sem capacidade técnica e política de atuação na área de proteção e gestão ambiental. São contundentes os casos de perseguição e assédio aos servidores dos órgãos”, informou. 

Por isso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve trabalhar para priorizar a área ambiental e a recomposição do efetivo. 

“Nosso desafio é o da reconstrução do desmonte das instituições e o reencontro do País com seu futuro como potência ambiental”, encerra o relatório.

Como foram as provas?

Realizadas em 6 de fevereiro, a prova teve 120 questões para Técnico e 100 para a carreira de Analista.

Foram 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos para Técnicos e 40 de Básicos e 60 de Específicos para Analista.

Além disso, ainda houve a aplicação de uma prova discursiva, com redação, que variou para os dois cargos; portanto, confira:

  • Técnico: uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente e à Amazônia.
  • Analista: uma redação de texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos constantes do item 13 deste edital e relacionados à Amazônia.

Detalhes do concurso

Dessa forma, vale recordar que a seleção ofertou oportunidades para os cargos de Técnico e Analista Ambientais, conforme a seguinte distribuição:

  • Técnico Ambiental – 110;
  • Analista Ambiental – 61.

Além disso, os nomeados contarão com remunerações iniciais nos valores de R$ 3.605,34 para nível médio e R$ 8.089,64 para nível superior.

Novo pedido por concurso ICMBIO em 2023

Por fim, vale mencionar que um novo concurso  ICMBIO pode ser realizado em 2023. 

Isso porque o órgão deseja realizar uma nova seleção para o preenchimento de 730 cargos vagos, sendo eles:

  • Analista Ambiental – 189;
  • Analista Administrativo – 74;
  • Técnico Ambiental – 29;
  • Técnico Administrativo – 438.

Saiba mais sobre o Concurso ICMBio: Edital publicado com 171 vagas para Técnicos e Analistas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais