Concurso INSS 2021: Instituto perdeu 500 servidores | Nova Concursos

Concurso INSS 2021: Em 5 meses instituto perdeu 500 servidores!

icone calendario 24 mar 2021

Sem realizar concurso, o INSS já soma mais de 22 mil cargos de Técnico e Analista que estão desocupados em agências por todo o Brasil.

Devido a autarquia que está em fase de contratação de temporários (aposentados e militares da reserva), que inclusive começaram a trabalhar em junho de 2020, a expectativa é de que somente após a finalização desses contratos temporários  que será iniciado o processo de petição das novas vagas efetivas.

Cresce o número de vacâncias no INSS

O novo Concurso INSS ainda depende de autorização do Governo Federal, no entanto, a necessidade de contratações não para de crescer. Mais de 22,6 mil cargos estão desocupados em agências por todo o Brasil. 

Conforme informações fornecidas pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social, por meio do Serviço de Informações ao Cidadão, foram perdidos mais de 500 servidores em apenas cinco meses.

No mês de setembro de 2020 eram 22.117 cargos vagos no INSS. Porém, no início de fevereiro deste ano, o déficit já havia aumentado para 22.681, de acordo com dados extraídos do Sistema SIAPE em fevereiro pela área técnica da Diretoria de Gestão de Pessoas e Administração da autarquia. 

A maior carência do INSS, de longe, é para vagas de nível médio. Sem realizar concurso desde 2015, a carreira de técnico do seguro social tem 20.309 cargos vagos.

Para o cargo de analista do seguro social, que exige o nível superior, faltam 2.372 servidores. Para repor essas vacâncias, a autarquia precisa enviar um pedido ao Ministério da Economia até maio e aguardar autorização. 

Além do déficit atual, o INSS ainda deve continuar perdendo uma quantidade significativa de servidores nos próximos meses. De acordo com o diretor da Fenasps, Moacir Lopes, um em cada quatro servidores poderá se aposentar até 2022.

Posso prestar o concurso INSS para dois cargos diferentes?

Pode sim, concurseiro! No último certame, os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social foram avaliados em horários diferentes. Portanto, basta que você tenha os requisitos necessários para tentar os dois cargos.

O conteúdo programático tem três matérias que ‘batem’ nos dois cargos: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Além disso, o candidato pode aproveitar outras disciplinas, como Direito Administrativo e Direito Constitucional, as quais são cobradas em totalidade para o cargo de Analista, enquanto que para o cargo de Técnico, são cobradas noções destas disciplinas.

Com essas cinco matérias sendo aproveitadas para dois cargos diferentes, você tem mais chances de conseguir sua tão sonhada vaga como servidor público do INSS.

Último Concurso INSS 2015

O último certame aconteceu no ano de 2015, tendo como organizador o Cebraspe (Cespe/UnB – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).

 Confira o edital completo do último concurso INSS!

Foram ofertadas ao todo 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social.

O número de inscritos foi de 1.087.789 candidatos, sendo 43.982 para Analista (relação de 293 candidatos/vaga) e 1.043.807 para o cargo de Técnico (1.304 candidatos/vaga).

Todos os aprovados foram Nomeados.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 23 mil cargos vagos e edital em 2022!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais