Pesquisar no blog

Concurso INSS: Após paralisação, resposta sobre o edital sairá até 22/03!

Iago Almeida

icone calendario 11 mar 2022

Atenção concurseiros! Até o próximo dia 22 de março sairá a resposta sobre o edital do concurso INSS. A decisão acontece após nova paralisação da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova   . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso INSS: nova paralisação foi realizada pela Fenaps

Uma nova paralisação foi realizada nesta quarta-feira (9), nos serviços do Instituto Nacional de Seguro Social, pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Assim, entre as cobranças esteve a realização do próximo concurso INSS, que tem previsão para 2022.

Portanto, a federação levou o tema ao ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que afirmou que até o próximo dia 22 será informado se o concurso acontecerá ou não em 2022.

Ademais, o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, confirmou a fala do ministro em uma live realizada na noite desta quarta (9).

“Um dos elementos que o ministro levantou foi a questão do concurso público, onde ele ficou de, até o dia 22, dar uma resposta concreta se de fato vai haver o concurso público para o INSS e qual o quantitativo, caso isso venha a acontecer”, disse Torquato. 

A paralisação desta quarta foi aprovada, por 24 horas, durante Plenária Nacional da Fenaps, realizada no último sábado (5).

“Em 9 de março – Dia Nacional de Luta e mobilização com apagão total no INSS – orienta-se que seja denunciado para a população o desmonte do INSS e a necessidade de concurso público e a valorização do serviço público. Paralisação total no INSS no dia 09/03, dia em que haverá reunião com o ministro do Trabalho e Previdência em Brasília/DF”, diz o ofício da Fenasps.

Haverá greve geral?

Entre os atos aprovados está a possibilidade de uma greve geral, a partir do dia 23 de março, que ainda não foi confirmada.

Assim, a categoria reivindica a reposição salarial de 19,99% e melhores condições de trabalho, plano de carreira e a defesa do serviço público.

Também aconteceram paralisações nos dias 31 de janeiro, 8 e 9 de fevereiro, o que impactou mais de 50 mil perícias médicas em todo país. 

INSS pode perder mais de 3,7 mil servidores

Um novo concurso para o INSS é urgente, visto que nos últimos meses de 2021, 3.796 servidores chegaram a abandono de permanência. Ou seja, podem deixar o instituto ainda esse ano.

Vale destacar que o abono é um incentivo financeiro dado ao servidor público estatutário que deseja continuar trabalhando, escolhendo não se aposentar mesmo com os requisitos para isso.

Entretanto, esses servidores já têm condições para aposentadoria e podem deixar o INSS nos próximos meses.

Sendo assim, para que um novo edital seja lançado, o aval precisa ser dado pelo Ministério da Economia. O presidente Jair Bolsonaro deu indícios de que seria aprovado.

“Concurso público (vamos autorizar) apenas o essencial, como fizemos com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)”, disse o presidente em 2021.

Aval é para 7 mil vagas

Ademais, o pedido que está sendo analisado pelo Ministério da Economia é para preenchimento de 7.575 vagas em todo o país. Portanto, confira:

  • Técnico do Seguro Social – nível médio – R$5.447,78
    • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas)
    • Combate à Fraude (734)
    • Serviço de
      • Apoio ao Reconhecimento de Direito (216)
      • Atendimento de Demandas Judiciais (40)
      • Cobrança Administrativa (34)
    • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46)
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996)
  • Analista do Seguro Social – nível superior – R$8.357,07
  • Serviço Social (463 vagas)
  • Reabilitação Profissional (702)
  • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406)

assinatura completa

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais