Para garantir o concurso INSS , o certame precisa e deve ser autorizado até abril de 2022. Segundo o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Rolim, o concurso ocorrerá antes das eleições presidenciais.
Nesse sentido, o 1º turno está marcado para acontecer em outubro, o aval do Ministério da Economia precisa sair até seis meses antes.
Caso o aval saia em setembro, colocará em risco o planejamento do INSS, pois antes da divulgação do edital, ainda precisa contratar a banca e finalizar a elaboração do edital.
- Adquira: Apostilas concurso INSS
- Adquira: Cursos Online concurso INSS
Desse modo, mesmo que o edital fosse divulgado em outubro de 2022. As provas só poderão ocorrer em 2023, como prevê o Decreto 9.739/19, talvez em outra gestão presidencial, o que atrapalharia o andamento do concurso.
Outra possibilidade, é de que as provas ocorram em dezembro do ano que vem. Isso porque, no concurso INSS em 2015, a autorização e a publicação do edital ocorreram 6 meses entre um evento e outro. E as provas, ocorreram em maio de 2016, quatro meses após publicação do edital.
Contratações do concurso INSS
Em primeiro lugar, vale ressaltar de que se o INSS quiser realizar contratações no ano de 2022, o concurso público deverá ser homologado até julho. Isso porque, por lei, em anos eleitorais o governo só pode admitir aprovados até 3 meses antes do pleito eleitoral.
Para que a seleção possa ocorrer sem problemas, o edital do concurso INSS precisará ser divulgado até dezembro de 2021, e as provas terão de ocorrer em abril de 2022. Ou também em fevereiro, se conseguir encurtar o prazo entre edital e provas.
Edital concurso INSS
A princípio, o concurso segue em análise no Ministério da Economia, e foram solicitadas 7.575 vagas para todo o Brasil.
As carreiras ofertadas são de Técnico e Analista do Seguro Social, em diversas especialidades. Além disso, o salário inicial varia de R$ 5.447,78 e R$ 8.357,07 de acordo com o cargo escolhido.
Provas do concurso
Apesar de o concurso INSS ainda estar em processo de autorização, o Ministério da Economia já revelou as disciplinas que serão cobradas. Vale o candidato ficar atento e já começar sua preparação. Veja as disciplinas abaixo:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional, Administrativo;
- Sistema de Seguridade Social.
Além disso, no caso de Analistas, as provas devem contar com Conhecimentos Específicos de acordo com a especialidade escolhida no edital.
Último concurso
O último edital para o concurso foi publicado em 2015. Ao todo, na época, foram oferecidas 950 vagas para Técnicos e Analistas. Também, foi um número bastante inferior ao esperado, já que o deficit de servidores na época já era grande.
Ademais, os candidatos a Técnico e Analista realizaram provas de 120 questões, com conteúdos diferentes, veja:
Técnico
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional, Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos Específicos.
Analista
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional, Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação da Assistência Social;
- Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
Atenção, candidato! O INSS indica que os estudos ocorram com base no último edital e nos últimos assuntos cobrados.