Atenção concurseiros! Aguardado para 2022, o Concurso INSS deve ter banca anunciada em agosto. Previsão é para preenchimento de 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social!
Concurso INSS: banca nos próximos meses; veja detalhes!
O concurso público para provimento de 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado.
Vale destacar que a banca organizadora será definida até agosto, segundo o próprio Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência.
“Finalmente faremos um concurso para admissão de mil novos servidores para iniciar a recomposição da força de trabalho dos servidores do INSS. Levando em consideração que nós acabamos de sair de uma pandemia que afetou o mundo inteiro e esse é um dos únicos concursos que foi autorizado, isso demonstra a sensibilidade desse governo em voltar os seus olhos para o atendimento das pessoas, principalmente das mais vulneráveis, parcela da população que é atendida nas agências do INSS”, destacou o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira.
Além disso, o ministro lembrou que o número de vagas não foi o inicialmente solicitado pelo órgão, mas que já representa um avanço.
“Levando em consideração todas as restrições que passamos por conta da pandemia e a consequente crise econômica no mundo, foi o número que conseguimos. Isso já demonstra a preocupação com uma autarquia tão importante como é o INSS, autarquia presente na vida de praticamente toda a família brasileira”, disse.
O cargo de Técnico do Seguro Social é de nível médio e oferece salário de aproximadamente R$ 6,5 mil.
Além disso, os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país.
Como foi o último concurso INSS?
Publicado em dezembro de 2015, o último concurso INSS foi organizado pelo Cespe (atual Cebraspe) e contou com a oferta de 950 vagas.
Assim, foram oportunidades para Técnico, com exigência de nível médio, e Analistas, com exigência de nível superior. Portanto, confira:
- Analista do Seguro Social: 150 vagas
- Técnico do Seguro Social: 800 vagas
Além disso, as vagas foram separadas por localidade, tornando regionalizada!
Ou seja, um candidato só concorreu às vagas disponíveis no seu local de inscrição. A taxa cobrada foi de R$ 65.
Como foram as provas?
Ademais, a etapa única de provas objetivas foi aplicada com o tempo de duração de 3 horas e 30 minutos. Portanto, confira a divisão:
- Conhecimentos Básicos: 50 questões
- Conhecimentos Específicos: 70 questões
Assim, as provas foram aplicadas em diversas cidades brasileiras. Além disso, as disciplinas cobradas foram:
- Técnico
- Português e redação oficial (15)
- Ética e RJU (12)
- Administrativo (9)
- Constitucional (3)
- Informática (5)
- RLM (6)
- Seguridade Social – previdenciário e assistência social (70)
- Analista
- Português
- Raciocínio lógico
- Informática
- Direito constitucional
- Direito administrativo
- Legislação previdenciária
- Legislação da assistência social, saúde do trabalhador e da pessoa com deficiência
- Conhecimentos específicos de Serviço Social.