Pesquisar no blog

Concurso INSS: Convocação de excedentes ainda em 2023 é prioridade, informa presidente!

icone calendario 07 ago 2023

Durante Encontro Estadual dos Trabalhadores Ativos do INSS, o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, falou sobre a convocação de excedentes, mudança de escolaridade para Técnico, além do novo concurso INSS.

O encontro foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado do Rio Grande do Sul (SindisprevRS). Confira cada detalhe!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Presidente confirma a chamada de excedentes ainda em 2023!

No encontro, o presidente afirmou que a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, encaminharam a nomeação de mais 250 aprovados no último concurso INSS. O ingresso deve acontecer ainda em 2023.

Com a convocação desses excedentes, o órgão continuará com 1.894 aprovados remanescentes.

Ao ser questionado sobre a realização de um novo concurso para a carreira de Analista do Seguro Social, o presidente afirmou que prefere aproveitar os aprovados em cadastro reserva, ao invés de abrir um novo edital.

Isso porque a maior parte do quadro de pessoal do INSS, é composta da carreira de Técnico do Seguro Social, que em breve, pode começar a exigir nível superior de formação para ingresso.

“A pergunta que nos fizeram no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi se preferíamos fazer um novo concurso, ficar com estes (excedentes) e etc., já deixo claro que é ficar com estes que estão prontos. Normalmente, quem faz reconhecimentos de direitos são os técnicos, está claro para mim. E nos foi oferecida uma alternativa de fazer um concurso para Analista. Então, naquele momento, não estamos diferenciando uma carreira da outra, na verdade, toda a carreira é do Seguro Social, até porque os Analistas, em via de regra, vêm para outras finalidades. Agora, cabe a nós esclarecer que somos formados, em sua maioria, por técnicos. Eu entendo que temos que avançar para que seja passado para o nível superior, sei que é uma questão de governo. Vou defender isso e já tenho defendido publicamente”, afirmou Stefanutto.

Apesar disso, vale lembrar que o governo tem autorizado diversos concursos federais para as carreiras de nível superior.

Então, caso um concurso INSS seja autorizado, a carreira de Analista do Seguro Social seria priorizada, visto que ela não foi ofertada no último concurso.

Leia também: Concursos Federais: 16 mil vagas anunciadas em 44 instituições!

O último concurso INSS ofertou  1.000 vagas para a carreira de Técnico do Seguro Social, que exige o nível médio e oferece salários iniciais de R$5.905,79, para jornada de 40 horas semanais.

Restruturação da carreira em pauta!

Embora a convocação dos excedentes no último concurso seja uma prioridade e apesar dos boatos sobre um novo concurso para a carreira de Analista do Seguro Social, está em pauta restruturação da carreira.

No ofício enviado ao ministro da previdência, Carlos Lupi, foi proposta a criação de uma única carreira, denominada Especialista do Seguro Social, que exige o nível superior, para o INSS.

De acordo com o documento, a restituição da carreira é necessária considerando o novo ciclo de gestão, que teve início em janeiro de 2023. Veja quais são as ações propostas!

  • Carreira típica de estado;
  • Ajustes no vencimento básico, com incorporação da GDASS;
  • Nível superior para ingresso nos cargos (até então) de nível intermediário (médio) do INSS;
  • Adicional de qualificação para os servidores;

Para acessar a proposta na íntegra, clique aqui!

Proposta orçamentária prevê 9.229 vagas em 2024!

Apesar de Stefanutto ter afirmado que não deseja um novo concurso INSS, o Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social, em sua 5ª Reunião Extraordinária, realizada no último dia 3 de agosto, aprovou a proposta orçamentária que prevê 9.229 vagas em 2024.

Conforme consta no documento, as oportunidades serão para carreira do Seguro Social e para carreira de Perito Médico Federal, sendo:

  • Seguro Social: 7.655 vagas
  • Perito Médico Federal: 1.574 vagas

Saiba mais: Concurso INSS: Aval de 9.229 vagas para 2024!

Se você tem interesse em alguma dessas oportunidades, você vai precisar estudar com um material de qualidade!

A Nova oferece cursos e apostilas excelentes, elaborados por professores e especialistas que possuem grande experiência no ramo e atualizados de acordo com o edital.

Para mais dicas, dá o play no vídeo do professor Irineu Ruiz sobre Direito Constitucional e seja direcionado para nossa playlist 100% gratuita com aulas para o INSS. Vem com a gente rumo a APROVAÇÃO! 😎

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais