Pesquisar no blog

Concurso INSS: Edital em março e provas em junho!

Iago Almeida

icone calendario 30 dez 2021

Atenção concurseiros! O edital do concurso INSS tem previsão de ser publicado em março de 2022, com as provas sendo aplicadas em junho. Ainda falta autorização para o certame, o que deve sair em breve!

Concurso INSS: novo edital em 2022

O edital do concurso INSS está cada vez mais próximo de sair. Assim, ele deve ser publicado em março de 2022, com as provas acontecendo em junho!

As informações foram divulgadas por um site de concursos, obtidas através de uma fonte interna do órgão.

Entretanto, vale destacar que o concurso ainda não está autorizado e o pedido segue tramitando. Foram solicitadas 7.575 vagas efetivas, sendo 6.004 para Técnicos e 1.571 para Analistas. 

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) Leonardo Rolim, a intenção é realizar o concurso antes das eleições presidenciais de 2022.

Assim, as nomeações poderiam ocorrer ainda no próximo ano. Entretanto, para isso acontecer, o ministro da economia, Paulo Guedes, precisa autorizar a realização a tempo da publicação de um edital até abril.

Concurso INSS: consta no orçamento 2022, diz presidente

O presidente Leonardo Rolim ainda confirmou que há verba na PLOA 2022 para realização do concurso INSS.

A informação foi confirmada para a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

“Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, afirmou Moarcir Lopes, presidente da Fenasps.

Por outro lado, o secretário de Administração e Finanças da Fenasps, Moacir Lopes, afirmou que a notícia foi dada durante reunião.

“Sim, ele (o presidente do INSS) nos comunicou na reunião virtual, com 264 servidores presente. Se por um lado é um avanço por outro o Congresso está com um grande impasse porque aprovar a PEC 32, em tese, sendo aprovada suspenderia os concursos públicos. A luta segue, o INSS está com muitos problemas por falta de servidores. Estamos há cinco anos na luta por concurso público”, disse o secretário.

Moacir afirmou ainda que estão acontecendo, de forma virtual, negociações com o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni.

Déficit de servidores aumenta no INSS

Portanto, o déficit de servidores no órgão não para de aumentar, enquanto o novo concurso INSS não é autorizado.

Assim, até o mês de setembro de 2019, eram cerca de 19.400 cargos vagos de Técnico e Analista.

Posteriormente, em 2020 esse número chegou a mais de 21.000 cargos vagos; entretanto já aumentou novamente.

Portanto, de acordo com informações da autarquia, até agora são mais de 23 mil cargos vagos.

Na carreira de Técnico do Seguro Social (nível médio), há a falta de 19.761 servidores.

Além disso, existe um elevado número de servidores que já possuem condições de se aposentar e podem deixar o quadro a qualquer instante.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais