Pesquisar no blog

Concurso INSS: Edital é urgente para órgão zerar fila de requerimento!

icone calendario 28 jan 2022

O concurso INSS é um dos mais aguardos do Brasil e tem se tornado cada vez mais urgente devido a alta demanda de serviço e a baixa quantia de funcionários.

De acordo com informações, o INSS estabeleceu um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) no qual se comprometeu a analisar os requerimentos dos beneficiários em um período de 30 a 90 dias.

A depender do tipo de benefício, o Instituto fará as perícias médicas e de assistência social em até 45 dias, chegando a 90 em locais de difícil acesso.

Conforme uma nota divulgada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a Previdência se comprometeu a zerar as filas em 2022. Ou seja, para alcançar essa meta, a contratação de novos servidores é considerada essencial

É importante ressaltar, ainda, que o deficit no quadro de funcionários no Instituto Nacional pode chegar a 23 mil em 2022. Isso porque cerca de 4.569 servidores estarão em situação de abono permanência ou aposentados nos próximos cinco anos. Ou seja, o Instituto perderá cada vez mais efetivos.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso INSS aguarda autorização do Ministério da Economia

Um novo concurso INSS foi requisitado ao Ministério da Economia em 2021, mas ainda não obteve uma resposta. Este, portanto, deve ser o próximo passo para a realização do certame.

As expectativas para que o ME dê seu aval é grande, pois até o presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou que a pretensão é liberar seleções essenciais em 2022, o que pode incluir editais do INSS, confira:

Concurso público (vamos autorizar) apenas o essencial, como fizemos com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)“, disse o presidente.

Outro fator que aumenta as esperanças para o aval é que o quadro de funcionários do INSS é um dos mais defasados do país. Dessa forma, o concurso é importante não só para a autarquia, mas também para a população, que sofre com as más condições dos serviços prestados.

O Instituto requisitou o preenchimento de 7.575 vagas para todo o país, sendo 6.004 para o cargo de técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.

A autorização do certame deve sair até abril.

Como foi a última seleção do INSS?

Sabendo da possibilidade de um novo concurso INSS, confira como foi o último edital e já comece a se preparar para garantir sua vaga!

A última seleção do INSS ofertou 950 vagas para os cargos de Técnico e Analista e aconteceu em 2015.

O certame foi organizado pelo Cebraspe, que aplicou avaliações com 120 questões. Para a carreira de Técnico, as questões versaram sobre:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.

Enquanto que para os Analistas, as matérias versaram sobre Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo, bem como sobre Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 23 mil cargos vagos e edital em 2022!
Acompanhe nossas

redes sociais