Pesquisar no blog

Concurso INSS: Nomeação dos aprovados a partir de janeiro/2023, estima ME!

icone calendario 15 jul 2022

Boas notícias, concurseiros! O edital do novo concurso INSS pode sair antes do previsto, visto que a nomeação dos aprovados deve acontecer a partir de janeiro de 2023, segundo o Ministério da Economia. Ademais, serão ofertadas 1.000 oportunidades de nível médio!

Dessa forma, é possível que o edital do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social seja publicado em breve, visto que a previsão do Ministério da Economia é a de que a nomeação dos aprovados aconteça em janeiro do próximo ano.

Além disso, vale recordar que o certame passa atualmente por fase de escolha e contratação de sua banca organizadora, de maneira que o esperado é que o procedimento possa ser finalizado até o mês de agosto.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Concurso INSS: nomeações em janeiro

Portanto, a previsão do Ministério da Economia é a de que as nomeações dos aprovados no novo concurso INSS aconteçam a partir de janeiro de 2023. Dessa forma, é possível que o edital seja publicado antes do esperado.

Isso porque o previsto era que o edital fosse publicado até o mês de dezembro de 2022. Entretanto, com as nomeações previstas para janeiro, as etapas avaliativas do concurso público precisam acontecer também em 2022.

É igualmente essencial recordar que atualmente o certame passa pelo processo de escolha e contratação de uma banca organizadora que receba as inscrições dos candidatos e viabilize e aplique as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Ademais, para isso, uma comissão organizadora foi formada no dia 06 de julho, a fim de que os membros designados realizassem os procedimentos necessários em até 15 dias.

Concurso INSS: panorama geral

Em suma, o novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social ofertará 1.000 oportunidades para o cargo de Técnico do Seguro Social, que deverá exigir dos concurseiros o nível médio de escolaridade.

Além disso, é importante frisar que negociações vêm sendo realizadas entre o órgão, o governo e sindicatos, a fim de que a carreira passe a exigir o nível superior de escolaridade.

Entretanto, de acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do órgão, Jobson de Paiva, tudo indica que por enquanto e, para a próxima seleção, o cargo ainda será de nível médio:

“Há um trabalho sendo feito pelo nosso ministro para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio”, contou.

Como serão as provas do concurso?

Por fim, também é imprescindível mencionar que, segundo Jobson de Paiva, o novo concurso INSS, diferente das últimas seleções para Técnico, contará com a realização de um Curso de Formação.

“Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação”, disse.

Além disso, também existe a possibilidade de que uma redação seja cobrada aos concurseiros, ainda que essa informação ainda não seja confirmada.

Nesse sentido, vale recordar que no último concurso, realizado em 2015, os inscritos ao cargo passaram por uma prova objetiva, quando responderam a questões acerca das disciplinas abaixo:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.
Saiba mais sobre o Concurso INSS: Comissão formada. Edital com 1 mil vagas em breve!
Acompanhe nossas

redes sociais