Concurso INSS: Novo edital pode ser publicado a partir do ano de 2022!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 Maio 2020

Foi informado pela autarquia, que irá avaliar o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir do ano de 2022. Os interessados poderão usar esse tempo para otimizar seus estudos e se preparar para o certame!

Novo edital do concurso INSS

Foi informado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, que pretende concluir em cerca de um ano o dimensionamento e planejamento de Recursos Humanos do órgão. Mediante isso, o concurso INSS poderá ser programado para ocorrer a partir de 2022.

A informação foi passada pela Assessoria de Imprensa da autarquia, ao ser questionada se enviaria um pedido de concurso ao Ministério da Economia em 2020, o instituto disse que optou por esperar o fim dos contratos temporários.

No dia 31 de maio, irá terminar o prazo para os órgãos do Poder Executivo Federal enviarem pedidos de concurso para 2021 ao Ministério da Economia. É de responsabilidade da pasta, autorizar ou não o provimento de cargos efetivos.

O INSS informou que diante da força-tarefa que está sendo promovida, com a contratação dos temporários, e de toda a reestruturação do serviço, optou por avaliar a promoção de um novo concurso público somente em maio de 2021, quando irão encerrar os contratos temporários que são firmados agora.

Até o ano que vem, o órgão planeja ter concluído todo o dimensionamento e planejamento de Recursos Humanos de médio e longo prazo de seu quadro. Com isso, permitirá a programação de concursos a partir de 2022.

“O INSS não protocolou solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020. Entretanto, como o próprio presidente já destacou, em diversas ocasiões, o INSS passa, neste momento, pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança. Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao Governo Federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realizado do INSS. Além disso, informamos, neste momento o INSS está em processo de contratação de temporários para atuação no atendimento e análise de benefício, o que ajudará a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias. A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”.

Concessão de benefícios no INSS

O déficit de pessoal que já vem sendo denunciado há anos pelos sindicatos e outros especialistas, acabou gerando um acúmulo superior a 2 milhões de pedidos de benefícios pendentes. A baixa quantidade de servidores acarretou uma demora excessiva nas análises e concessões, além de sobrecarga dos profissionais do quadro.

Dessa maneira, no início de 2020, o Governo Federal anunciou a contratação de servidores aposentados e militares da reserva para realizar uma força-tarefa no órgão. A medida foi criticada e questionada por várias entidades, mas o chamamento foi mantido.

O certame está em andamento e recebeu mais de 17.000 inscrições. O objetivo é recrutar mais de 8.000 profissionais, parte irá atuar na análise de benefícios e outros irão prestar apoio administrativo.

Esses contratos serão temporários e têm previsão para encerrar no mês de maio de 2021, até lá o INSS deseja regularizar a fila de espera, que hoje acumula milhares de pedidos atrasados.

Saiba mais sobre o Concurso INSS Previsto para 2022. Será???

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais