Pesquisar no blog

Concurso INSS: Tem novo presidente! Como fica a próxima seleção?

icone calendario 05 nov 2021

Atenção concurseiros! A presidência do Instituto Nacional do Seguro Social foi trocada nesta semana pelo Governo Federal. Isso poderá impactar no próximo concurso INSS . Foram solicitadas 7.575 vagas para todo país.

Concurso INSS: troca na presidência pode alterar seleção?

Leonardo Rolim foi exonerado do cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta sexta-feira (05).

Agora, ele foi nomeado secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, cargo que ocupava antes de ser presidente. Narlon Gutierre Nogueira foi dispensado.

E o Diário Oficial da União já trouxe o nome do substituto nomeado: José Carlos Oliveira, até então superintendente regional do Sudeste.

Agora, isso poderá impactar no novo concurso do INSS? Primeiro é preciso entender como funcionam a mudança no comando.

Isso porque foi o então presidente Leonardo Rolim, exonerado, quem anunciou o novo concurso antes das Eleições de 2022 e afirmou que a necessidade era grande devido às vacâncias no instituto.

Como Rolim está apenas mudando de cargo, não deixando o governo e na nova posição ele poderá ter mais interlocução, uma vez que atuará como secretário de Previdência do Ministério do Trabalho.

Assim, ele poderá continuar dialogando com o Ministério da Economia para que o novo concurso seja liberado.

INSS poderá perder 22% de seus servidores até 2026

Se não publicar um novo concurso, o INSS terá que arcar com os desligamentos, que podem chegar a 22% em cinco anos.

De acordo com o instituto, a baixa deve ser de 4.569 servidores até 2026, por isso há uma grande necessidade de reposições, o que faz a pressão por um novo certame aumentar.

Considerando o atual quadro de 20.301 servidores, o quantitativo será de 22,50% do efetivo, representando um risco à performance institucional.

“Soma-se a isso o fato de outras situações não previstas, tais como falecimento, afastamentos legais, demissões, exonerações e vacâncias, cessões, requisições e movimentações para outros órgãos”, explicou o INSS.

Além disso, o quadro de temporários também será reduzido, com a saída de 2.275 contratados, pois os contratos terminarão em dezembro de 2021.

“(A saída) impactará diretamente no atendimento à população, ocasionando o aumento de demandas judiciais, aumentando o custo da máquina pública, além de provocar o não atendimento da população”, disse o INSS.

Segundo o Instituto, a contratação possibilitará que o INSS cumpra sua missão institucional, “com o reconhecimento tempestivo de direitos previdenciários do RGPS e demais serviços prestados à sociedade, sem prejuízo ao atendimento aos cidadãos”.

Confira 7 fatos de que o edital está cada vez mais próximo, clicando aqui .

Além disso, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o orçamento para o novo certame consta no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para 2022, que ainda será votado.

“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade“, afirmou Moacir Lopes, secretário da Fenasps.

Concurso INSS: previsão é para mais de 7 mil vagas em 2022

O pedido para o concurso INSS segue em análise do Ministério da Economia e deve ser lançado com 7.575 vagas no ano que vem, em 2022. Caso aprovado, o edital pode ofertar os cargos de:

  • Técnico do Seguro Social
    • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas),
    • Combate à Fraude (734),
    • Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216),
    • Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40),
    • Serviço de Cobrança Administrativa (34),
    • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
  • Analista do Seguro Social
    • Serviço Social (463 vagas), 
    • Reabilitação Profissional (702) e 
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Para Técnicos é cobrado o nível médio e o salário é de R$ 5,4 mil. Já para Analista, a cobrança é de nível superior, com salário de R$ 8,3 mil.

Vai ter redação no concurso INSS? Confira !

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 23 mil cargos vagos e edital em 2022!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais