Concurso INSS 2023: Pedido com vagas para Técnico e Analista será encaminhado!

Iago Almeida

icone calendario 16 maio 2023

Atenção, concurseiros! Um novo concurso INSS  (Instituto Nacional do Seguro Social) pode sair em 2023; um pedido será encaminhado com vagas para Analista e Técnico; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso INSS: quando sairá o novo edital?

Ao que tudo indica, um novo concurso deverá sair em breve para o Instituto Nacional do Seguro Social.

Isso porque um pedido será encaminhado para preenchimento de vagas nas carreiras de Analista e Técnico. Assim, a informação foi confirmada pela própria autarquia.

Ademais, a nota técnica com o pedido vai para o Ministério da Previdência nos próximos dias para a análise orçamentária.

Lembrando que o INSS tem até o próximo dia 31 de maio para encaminhar a solicitação, para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2024.

Quem deve avaliar o pedido é a ministra da gestão, Esther Dweck. Ela confirmou que o INSS está incluso nas próximas levas de concursos federais que anunciará em breve.

“Percebemos que o momento agora é de resgate e a própria recriação do Ministério da Previdência demonstra a importância que é dada a essa grande instituição”, disse a ministra, recentemente.

Seu objetivo é zerar a fila do INSS, visto que o governo Bolsonaro gerou um desmonte na autarquia, deixando uma fila de 5 milhões de pessoas aguardando análise.

Convocação de excedentes

Além disso, sobre a convocação dos excedentes do último concurso , realizado entre 2022 e 2023, também há novidades.

Segundo o órgão, uma nota técnica continua em fase final de elaboração, para posteriormente encaminhar ao Ministério da Previdência.

No documento está contendo estudos de viabilidade para o chamamento dos demais candidatos aprovados no certame vigente.

Vale destacar, ainda que o edital teve homologação publicada no dia 4 de maio e ficará válido, inicialmente, até 4 de maio de 2024.

Sendo assim, os candidatos já podem conferir o resultado das provas discursivas e, consequentemente, do curso de formação. Veja detalhes, clicando aqui !

Posteriormente, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que espera que as nomeações ocorram de forma imediata. Entretanto, ele não deu detalhes!

Salários dos cargos do concurso INSS

Vale lembrar que atualmente, o salário inicial de um Técnico é de até R$ 6.169,93, já com o auxílio alimentação e considerando o reajuste de 9% concedido para o Poder Executivo Federal.

Por outro lado, os Analistas ganham, atualmente, R$ 9.767,20. Além disso, o cargo pode exigir formação de nível superior em áreas específicas.

Saiba mais sobre o Concurso INSS 2024: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais