Concurso INSS: Presidente da autarquia pede a convocação de todos os excedentes!

icone calendario 06 jul 2023

Atenção, concurseiros! Durante coletiva de imprensa na última quarta-feira, (05/07), o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Alessandro Antônio Stefanutto, confirmou a intenção de convocar todos aprovados excedentes do concurso INSS!

De acordo com ele, já foi enviado um ofício a pasta solicitando que o Ministério da Previdência Social dê seguimento a proposta de autorização para o aproveitamento dos excedentes aprovados no último concurso. Dessa forma, o INSS aguarda um posicionamento do Governo Federal.

A expectativa é a nomeação de 250 aprovados e na sequência preencher o cadastro reserva de aprovados, que conta com 2.144 pessoas.

“Mais do que processos, o INSS lida com vidas. Hoje temos pouco mais de 18 mil servidores empenhados em atender cada uma dessas vidas. E estamos muito felizes em receber mais servidores na equipe que tenham esse mesmo objetivo, essa mesma essência”, concluiu Stefanutto.

Lembrando que Stefanutto assumiu a presidência do INSS no dia 27 de junho, quando o ministro da Previdência, Carlos Lupi, comunicou a saída do presidente do INSS, Glauco Wamburg.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui   e saiba mais!

Publicado a nomeação de 1.000 aprovados!

O último concurso INSS ofertou  1.000 vagas para a carreira de Técnico do Seguro Social, que exige o nível médio e oferece salários iniciais de R$5.905,79, para jornada de 40 horas semanais.

Nesse sentido, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de junho, a portaria com a nomeação dos novos 1.000 servidores aprovados.

De acordo com o ex-presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, a nomeação dos servidores vai reforçar a análise de requerimentos do instituto.

Para tomar posse é necessário comparecer, no máximo, até 30 dias, na Gerências Executivas (GEX) do INSS escolhida no ato da inscrição no concurso com o certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de diversos documentos. Saiba mais sobre essa nomeação, clicando aqui!

Até o momento, 664 candidatos já tem seus exames admissionais agendados ou realizados.

Concurso INSS para 2024 já foi solicitado com 7.655 vagas!

Foi solicitada autorização para realização de um novo concurso INSS para o preenchimento de 7.655 vagas de nível médio e superior.

A solicitação foi assinada pelo ex-presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, e encaminhada ao Ministério da Previdência Social.

De acordo com o documento, as oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Técnico do Seguro Social: 5.819 vagas
  • Analista do Seguro Social: 1.836 vagas

O pedido foi realizado devido a necessidade de recomposição do quadro de pessoal. O déficit é tão alto, que o concurso realizado em 2022 não é suficiente para suprir as vacâncias.

Entretanto, para que o concurso seja realizado, é necessário primeiramente, a autorização por parte do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Reestruturação da carreira em pauta!

Devido a expectativa pela realização de um novo concurso, o ex-presidente do órgão, Glauco André Fonseca Wamburg, propôs a restruturação da carreira.

Um ofício foi enviado onde é proposto a criação de um único cargo denominado Especialista do Seguro Social, que exige o nível superior, para o INSS. Tal ofício, foi encaminhado ao ministro da previdência, Carlos Lupi.

De acordo com o documento, a restituição da carreira é necessária considerando o novo ciclo de gestão, que teve início em janeiro de 2023. Veja quais são as ações propostas!

  • Carreira típica de estado;
  • Ajustes no vencimento básico, com incorporação da GDASS;
  • Nível superior para ingresso nos cargos (até então) de nível intermediário (médio) do INSS;
  • Adicional de qualificação para os servidores;

Para acessar a proposta na íntegra, clique aqui!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais