Pesquisar no blog

Concurso INSS: Processo registra 16 movimentações nas últimas 24 horas!

icone calendario 20 jun 2022

Atenção concurseiros! Um novo Concurso INSS  continua sendo aguardado para 2022. O pedido é para 1.000 vagas! Nas últimas 24 horas, a solicitação teve 16 movimentações. Portanto, confira!

Concurso INSS: quais foram as movimentações recentes?

O pedido para um novo concurso  INSS continua avançando no Ministério da Economia, rumo à aprovação, que deve acontecer em breve!

Isso porque o pedido registrou 16 movimentações nas últimas 24 horas. Anteriormente, no dia 3 de junho o processo já havia passado por duas movimentações. 

Portanto, na segunda-feira (6), o processo chegou à Secretaria de Orçamento Federal (SOF), que analisa a adequação e a disponibilidade orçamentária.

Depois, foi à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que vai analisar os aspectos jurídicos e a minuta de portaria a ser assinada.

Além disso, uma minuta de portaria foi elaborada e é avaliada pelos setores. Desta forma, o concurso pode ser autorizado ou negado nos próximos dias.

Pedido foi reajustado

Assim, recentemente foi feito um ajuste no pedido para que haja autorização em tempo mais ágil. O pedido passou de 7.575 vagas para apenas 1.000!

Além disso, serão oportunidades para a carreira de Técnico do Seguro Social, que exige o nível médio e tem remuneração de R$5.186,79.

“Propõe-se alteração do pedido feito na NOTA TÉCNICA Nº 4/2021/DIRAT-INSS, direcionado o pedido apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social retificando o quantitativo pleiteado em 2021 para 1.000 (mil) vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, dando início a um procedimento de recomposição continuada, até alcançar gradativamente o quadro ideal de servidores”, consta em documento disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Mesmo que o pedido foi enviado para 1.000 vagas, isso não quer dizer que haja apenas esse número de convocações.

Isso porque, devido a grande carência de pessoal, o Ministério da Economia poderá autorizar mais 25% do quantitativo inicial.

Entretanto, isso apenas após o fim das etapas do certame. Com isso, 1.250 aprovados poderão ser nomeados.

Concurso consta em acordo de greve

Vale destacar que a abertura de um novo edital para o INSS foi acordado para que a greve de servidores do órgão chegasse ao fim.

Foram mais de 2 meses de greve, o que se findou após o acordo entre o Ministério do Trabalho e Previdência e sindicalistas ainda em maio.

Assim, com o objetivo de instituir e regulamentar as competências do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social, uma minuta prevê a inclusão das seguintes atribuições ao grupo:

  • analisar as propostas de lotação necessária de pessoal do INSS, e sugerir medidas convenientes;
  • examinar os casos omissos referentes à carreira do seguro social e sugerir medidas convenientes; e
  • sugerir modificações na carreira do seguro social.

Crédito suplementar é ponto positivo

Além disso, outra questão que foi boa para o concurso foi a abertura de crédito suplementar de R$2,57 bilhões para a recomposição do orçamento da autarquia.

O próprio presidente do INSS, Guilherme Serrano, está se mobilizando e disse que tem pressa na abertura da seleção.

“O INSS é o órgão que encabeça a lista de prioridades para novas contratações. Quanto ao nível superior, isto ainda dependeria de alterações na lei da carreira do Seguro Social”, diz ofício publicado pela Fenasps.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS 2022: Edital AUTORIZADO com 1 mil vagas para Técnico!
Acompanhe nossas

redes sociais