Atenção concurseiros! Um novo Concurso INSS continua sendo aguardado para 2022. O pedido é para 1.000 vagas! Nas últimas 24 horas, a solicitação teve 16 movimentações. Portanto, confira!
Concurso INSS: quais foram as movimentações recentes?
O pedido para um novo concurso INSS continua avançando no Ministério da Economia, rumo à aprovação, que deve acontecer em breve!
Isso porque o pedido registrou 16 movimentações nas últimas 24 horas. Anteriormente, no dia 3 de junho o processo já havia passado por duas movimentações.
Portanto, na segunda-feira (6), o processo chegou à Secretaria de Orçamento Federal (SOF), que analisa a adequação e a disponibilidade orçamentária.
Depois, foi à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que vai analisar os aspectos jurídicos e a minuta de portaria a ser assinada.
Além disso, uma minuta de portaria foi elaborada e é avaliada pelos setores. Desta forma, o concurso pode ser autorizado ou negado nos próximos dias.
Pedido foi reajustado
Assim, recentemente foi feito um ajuste no pedido para que haja autorização em tempo mais ágil. O pedido passou de 7.575 vagas para apenas 1.000!
Além disso, serão oportunidades para a carreira de Técnico do Seguro Social, que exige o nível médio e tem remuneração de R$5.186,79.
“Propõe-se alteração do pedido feito na NOTA TÉCNICA Nº 4/2021/DIRAT-INSS, direcionado o pedido apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social retificando o quantitativo pleiteado em 2021 para 1.000 (mil) vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, dando início a um procedimento de recomposição continuada, até alcançar gradativamente o quadro ideal de servidores”, consta em documento disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Mesmo que o pedido foi enviado para 1.000 vagas, isso não quer dizer que haja apenas esse número de convocações.
Isso porque, devido a grande carência de pessoal, o Ministério da Economia poderá autorizar mais 25% do quantitativo inicial.
Entretanto, isso apenas após o fim das etapas do certame. Com isso, 1.250 aprovados poderão ser nomeados.
Concurso consta em acordo de greve
Vale destacar que a abertura de um novo edital para o INSS foi acordado para que a greve de servidores do órgão chegasse ao fim.
Foram mais de 2 meses de greve, o que se findou após o acordo entre o Ministério do Trabalho e Previdência e sindicalistas ainda em maio.
Assim, com o objetivo de instituir e regulamentar as competências do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social, uma minuta prevê a inclusão das seguintes atribuições ao grupo:
- analisar as propostas de lotação necessária de pessoal do INSS, e sugerir medidas convenientes;
- examinar os casos omissos referentes à carreira do seguro social e sugerir medidas convenientes; e
- sugerir modificações na carreira do seguro social.
Crédito suplementar é ponto positivo
Além disso, outra questão que foi boa para o concurso foi a abertura de crédito suplementar de R$2,57 bilhões para a recomposição do orçamento da autarquia.
O próprio presidente do INSS, Guilherme Serrano, está se mobilizando e disse que tem pressa na abertura da seleção.
“O INSS é o órgão que encabeça a lista de prioridades para novas contratações. Quanto ao nível superior, isto ainda dependeria de alterações na lei da carreira do Seguro Social”, diz ofício publicado pela Fenasps.