Pesquisar no blog

Concurso ITA aguarda autorização para 267 vagas de níveis médio e superior!

Iago Almeida

icone calendario 13 nov 2023

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) recebeu um pedido para autorizar a publicação de mais de 260 vagas para o concurso ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Veja detalhes e próximos passos!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o novo edital do concurso ITA?

Portanto, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica enviou um pedido para um novo edital de concurso público , com a oferta de 267 vagas.

Assim, a solicitação foi encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que vai analisar o pedido e dar um parecer em breve.

O objetivo com o novo edital, segundo o ITA, é o preenchimento de vagas no novo campus que está sendo criado em Fortaleza, no Ceará.

Assim, o objetivo é fomentar investimentos na área de ciência e tecnologia e proporcionar o desenvolvimento regional.

Ademais, o pedido contempla vagas de níveis médio e superior de formação! Então, veja a distribuição:

  • Apoio Acadêmico: 172 cargos, sendo:
    • Pesquisador (n. superior): 20 cargos
    • Tecnologista (n. superior): 20 cargos
    • Analista em Ciência e Tecnologia (n. superior): 44 cargos
    • Técnico (n. médio): 45 cargos
    • Assistente em Ciência e Tecnologia (n. médio): 43 cargos
  • Professor da Carreia de Magistério Superior: 95 cargos

Além disso, a expectativa do Ministério da Defesa é que o certame possa ser autorizado e realizado em 2024, para que os provimentos aconteçam entre 2025 e 2026.

Concurso ITA Aeronáutica teve edital com 150 vagas em 2023

Em junho deste ano, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica publicou um edital de concurso público com a oferta de 150 vagas de nível médio para ingresso em 2024.

De acordo com a divisão, foram 36 vagas na Carreira Militar (28 vagas para ampla concorrência e 8 vagas de cotas) e 114 na Carreira Civil (91 vagas para ampla concorrência e 23 vagas de cotas).

Ao ingressar, os alunos recebem o soldo militar (equivalente ao salário inicial) no valor de R$ 1.334,00.

Ao se formarem, são promovidos ao posto de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica ou Aspirante a Oficial Engenheiro, onde recebem o soldo no valor de R$ 7.315,00.

Além do salário, ainda são beneficiados com a possibilidade de morar no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e acesso a atendimento médico e odontológico. 

Requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
  • Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano do processo seletivo.

Como foi o vestibular ITA?

A seleção dos alunos esteve realizada mediante a aplicação de três etapas, sendo as duas primeiras relacionadas ao exame de escolaridade e a terceira a inspeção de saúde.

A primeira etapa do exame de escolaridade consistiu em uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha acerca das seguintes disciplinas:

  • Matemática: 12 questões
  • Química: 12 questões
  • Física: 12 questões
  • Português: 12 questões
  • Inglês: 12 questões

A segunda etapa do exame de escolaridade teve 10 questões dissertativas para cada uma das matérias de Matemática, Física e Química e uma redação.

Já a terceira fase do vestibular consistiu em uma série de exames que tiveram que ser feitos pelo candidato e entregues no Instituto. 

O que é o ITA?

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica foi fundado em 1950, pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho e consiste em uma Instituição Federal de Ensino Superior vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo.

O ITA possui diversos cursos de graduação e pós graduação na área de engenharia e é considerado uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, consequentemente, seus vestibulares também são os mais difíceis do país.

Saiba mais sobre o Concurso ITA Aeronáutica: Edital publicado com 150 vagas de nível médio!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais