Concurso ITA: EDITAL PUBLICADO com 150 vagas para o nível médio!

Foi divulgado o edital do novo concurso ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), com o objetivo de prover alunos para a formação de Engenheiros para o ano de 2021. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, com exigência que o candidato tenha o nível médio para concorrer. O certame será destinado para ambos os sexos, sendo necessários ser ...

Status do concurso: Aberto

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Número de vagas 150
Salário Ainda não divulgado
Data de inscrição 01/08/2020 a 30/09/2020
Escolaridade Nível Médio
Estado Nacional
Organizadora ITA
Valor da inscrição R$ 150,00
Data da prova 22/11/2020 08/12/2020 09/12/2020
Edital Arquivos

Foi divulgado o edital do novo concurso ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), com o objetivo de prover alunos para a formação de Engenheiros para o ano de 2021. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, com exigência que o candidato tenha o nível médio para concorrer.

O certame será destinado para ambos os sexos, sendo necessários ser brasileiro nato e não completar 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso. Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova escrita, prevista para ser aplicada no mês de novembro!

Como fazer a inscrição no concurso ITA?

As inscrições estarão abertas a partir das 00h do dia 01 de agosto até às 23h59min do dia 30 de setembro de 2020.

Para se inscrever, será necessário o candidato acessar o site vestibular ITA .

A taxa de inscrição tem o valor fixo de R$ 150,00.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 01 de outubro de 2020.

Vagas do concurso ITA

O certame irá ofertar 150 vagas de caráter imediato, para o ano letivo 2021, distribuídas da seguinte forma:

31 vagas para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo:

♦ 25 vagas destinadas à ampla concorrência;

♦ 06 vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros.

119 vagas para não optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo:

♦ 95 vagas destinadas à ampla concorrência;

♦ 24 vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros.

O Curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de 05 (cinco) anos, dos quais os 02 (dois) primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 03 (três) últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia. As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são:

– Aeroespacial;

– Aeronáutica;

– Civil-Aeronáutica;

– Computação;

– Eletrônica;

– Mecânica-Aeronáutica.

Após a conclusão do Curso de Graduação com aproveitamento, os alunos que optaram pela carreira militar e foram convocados como Aspirantes a Oficial serão promovidos a 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares.

Como será a prova do concurso ITA?

A avaliação dos candidatos será por meio de 03 (três) fases, sendo elas:

• 1ª Fase: Exame de Escolaridade, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

• 2ª Fase: Exame de Escolaridade, com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física e Química, e uma Redação;

• 3ª Fase: Inspeção de Saúde – A Inspeção de Saúde tem amparo legal na Lei nº 4.375/1964 (Lei do Serviço Militar), no Decreto nº 57.654/1966 (Regulamento da Lei do Serviço Militar), na Lei nº 12.464/2011 (Lei de Ensino da Aeronáutica) e na Lei nº 6.880/1980 (Estatuto dos Militares). Será realizada pelo ES-SJ/SP.

A prova da 1ª Fase será realizada na data prevista de 22 de novembro de 2020, com início às 08 horas, com duração total de 05 horas.

A avaliação da 2ª Fase ocorrerá em duas datas, sendo no dia 08 de dezembro de 2020, para as disciplinas de Matemática e Química, com início às 08 horas e duração de 04 horas. Já a segunda data, será no dia 09 de dezembro de 2020, para as matérias de Física e Redação, iniciando às 08 horas, tendo duração de 04 horas.

As notas atribuídas às provas e às médias das provas estarão na escala de 0,0000 (zero) a 10,0000 (dez), considerando-se até a quarta casa decimal.

Para o candidato estar habilitado para a 2ª Fase do Exame de Escolaridade, deverá na 1ª Fase:

– Obter, em cada um dos conjuntos de questões de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pontuação igual ou superior a 4,0000 (quatro) na escala de 0,0000 (zero) a 10,0000 (dez);

– Obter média das pontuações de Matemática, Física, Química e Língua Portuguesa igual ou superior a 5,0000 (cinco pontos). A pontuação de Língua Inglesa não é classificatória, portanto, não entra no cálculo da média.

– Estar entre os 145 (cento e quarenta e cinco) candidatos mais bem classificados optantes pelo QOEng, se este for o caso, ou, entre os 555 (quinhentos e cinquenta e cinco) candidatos mais bem classificados não optantes pelo QOEng, se este for o caso, tendo atendido os critérios definidos, totalizando 700 (setecentos) candidatos, acrescido daqueles que venham a ter as médias finais empatadas com a nota de corte e, ainda, dos candidatos treineiros que cumprirem esse critério.

Na 1ª Fase, a prova será composta por 70 questões de múltipla escolha, divididas em 15 questões de Matemática, 15 questões de Física, 15 questões de Química, 15 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Língua Inglesa;

Na 2ª Fase, serão aplicadas provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com 10 (dez) questões de cada matéria, e uma Redação de 20 a 28 linhas.

As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Londrina/PR, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São José do Rio Preto/SP, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Requisitos necessários para investidura nos cargos do concurso ITA

Podem se inscrever para o Concurso de Admissão do ITA 2021 candidatos de ambos os sexos, solteiros que preencham os seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato, nos termos do Inciso VI do §3º do Art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil;

b) não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA, nos termos da Alínea c do Inciso V do Art. 20 da Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011;

c) ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano de 2020.

Sobre o ITA

Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza, Estado do Ceará, em 1904 e, para tornar-se piloto do Exército brasileiro, aos 19 anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro.

Quando tenente, ao fazer o voo inaugural entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, acabou por criar o Correio Aéreo Nacional, em 1931. Naquela época, os pilotos eram expostos às mais diversas e rigorosas condições de clima e temperatura, sendo obrigados a realizar aterrissagens forçadas em campos improvisados e a pilotar sem instrumentação.

Casimiro cruzou o país desbravando novas rotas para o Correio Aéreo Nacional, ligando o Rio de Janeiro aos mais distantes rincões do Brasil. Sua grande obra, porém, seria concluída anos mais tarde: a criação do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Em 1941, resultante da união da aviação do Exército e da Marinha, foi formado o Ministério da Aeronáutica, cabendo a Casimiro a Subdiretoria Técnica da Aeronáutica. Assim, em 1943, viajou aos Estados Unidos com a incumbência de trazer um lote de aviões norte-americanos, tendo estendido sua visita para conhecer o MIT – Massachusetts Institute of Technology. Casimiro retornou maravilhado com a ideia de criar um Instituto semelhante no Brasil, com o objetivo de formar engenheiros de excelência e desenvolver tecnologia aeronáutica.

No Brasil da década de 1940, um país essencialmente agrícola e com uma indústria mínima, incapaz de fabricar até bicicletas, o sonho de projetar e fabricar aviões parecia excêntrico aos olhos de muitos de seus companheiros. No entanto, com a ajuda do professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT, Richard Harbert Smith, Casimiro desenvolveu as diretrizes desta nova instituição.

Assim, nos anos finais da década de 1940, Casimiro envolveu-se diretamente na construção de seu sonho, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo.

Em 1945, Casimiro fez uma apresentação a um grupo de oficiais do Estado Maior da Aeronáutica, no local que seria o futuro campus do ITA. Sobre o chão e seguro por pedras, expos uma carta aerofotogramétrica e, ora apontando para o papel, ora para o vasto descampado, disse o visionário: “Aqui construiremos o túnel aerodinâmico, mais à direita o laboratório de motores, ali a área residencial: casas e apartamentos para os professores, oficiais e pessoal da administração, alojamento para os alunos. Ali à esquerda, os edifícios escolares e laboratórios. Aqui será o futuro aeroporto. Esta área está reservada para a indústria aeronáutica. Tudo isto constituirá o Centro Técnico da Aeronáutica.”

Ao se despedir da reunião, depois de lançar os olhos na planície totalmente vazia, gracejou o chefe do grupo, em total descrédito a Casimiro: “Até a vista, Júlio Verne”!

O futuro provou que a visão de Casimiro estava correta e seu sonho era possível. No início da década seguinte, o ITA tornou-se uma realidade. Surgiu, assim, uma escola de engenharia de alto nível no país, com instalações adequadas, professores experimentados, inicialmente trazidos do exterior e residindo no próprio campus, juntamente com os alunos. Ao redor do ITA formou-se o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), um complexo de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial.

Na sequência, em 1969, quando o avião para linhas regionais Bandeirante havia tomado forma, foi criada no mesmo campus a empresa EMBRAER, atualmente a terceira maior fabricante mundial de aviões.

Valores

O ITA, como instituição de educação e ensino superior, valoriza e pratica a disciplina consciente, a ética profissional, a postura crítica, a responsabilidade social, a valorização do ser humano e a formação integral do técnico e do cidadão.

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