Pesquisar no blog

Concurso Metrô SP: Novo edital somente em 2024? Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 05 set 2023

Foi prorrogada a validade do último concurso Metrô SP  (Companhia do Metropolitano de São Paulo), até 2024. Mas, um novo edital vai sair? Já são mais de 2,3 mil vacâncias no órgão!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do concurso Metrô SP?

É a pergunta que não quer calar! Previsto para 2022, o edital do concurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo estava sendo esperado em 2023.

Estava não, está! Mas, pode ser que ele fique para 2024. Mas por quê? Porque a validade do último edital, publicado em 2019, foi prorrogada.

Sendo assim, o concurso agora ficará válido até 27 de outubro de 2024; neste período, novas chamadas podem acontecer e isso pode atrasar um novo edital.

Então, ainda não há nada certo e as especulações agora vão aumentar a cerca do novo concurso. Sendo assim, em breve a instituição deve emitir algum comunicado oficial.

Ademais, a informação do edital em 2023 acabou adiantada pelo então presidente Silvani Pereira. Ele pediu desligamento e quem assumiu foi Paulo Menezes Figueiredo, que era diretor-financeiro.

Vacâncias seguem aumentando no Metrô SP!

Um levantamento recente apontou que existiam 2.791 cargos vagos no órgão. De 10.115 vagas existentes, apenas 7.324 atualmente estão preenchidas.

Assim, o cargo com maior vacância é o de Operador de Transporte Metroviário Em segundo aparece o Oficial de Manutenção Industrial, seguido pelo Analista de Desenvolvimento e Gestão.

A assessoria do Metrô informou que o quadro de funcionário hoje é suficiente para atender a atual demanda de passageiros.

Além disso, disse que a diferença de 2.791 cargos seria um estoque para que possam ser contratados outros funcionários através de concurso, se necessário.

Entretanto, não foi o que disse o Sindicato dos Metroviários e Metroviária, que vem lutando para um novo edital surgir. O assunto gerou até greve em março deste ano.

“Quem utiliza o Metrô já constatou a enorme falta de funcionários no sistema. Esse problema afeta todas as áreas, inclusive a segurança e manutenção. A falta de trabalhadores põe em risco usuários e funcionários. A direção do Metrô precisa contratar trabalhadores, por meio de concurso público. Essa medida também aliviaria o grave problema de desemprego que afeta a Grande São Paulo”, publicou o sindicato, no decorrer do ano.

Metroviários pediram edital e fizeram greve em março de 2023!

Como foi o concurso Metrô SP de 2019, que acabou prorrogado?

Dessa forma, o último concurso Metrô de São Paulo esteve realizado em 2019, ofertou 55 vagas entre as seguintes carreiras de nível superior:

  • Analista Desenvolvimento Gestão Júnior:
    • Administração de Empresas (32);
    • Ciências Contábeis (11);
    • Ciências da Computação (6);
    • Design Gráfico (1);
    • Psicologia (3);
  • Enfermeiro do Trabalho (1);
  • Médico do Trabalho (1).

Além disso, os aprovados nesse concurso e contratados pelo órgão contaram com remunerações que variavam entre R$ 5.377,59 e R$ 8.966,15 para as jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Ademais, vale recordar que a seleção ocorreu sob organização da FCC  (Fundação Carlos Chagas), que recebeu as inscrições dos candidatos e viabilizou e aplicou as etapas avaliativas do concurso.

É igualmente importante destacar que os aprovados nesse concurso também contaram com os seguintes benefícios:

  • Bilhete de Serviço (acesso gratuito ao sistema metroviário);
  • Previdência Suplementar – opcional;
  • Plano de Saúde – opcional;
  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Refeição;
  • Seguro de Vida em Grupo – opcional.

Saiba mais sobre as provas do último concurso, bem como requisitos e mais informações!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais