Pesquisar no blog

Concurso Ministério do Trabalho: Em greve, servidores cobram nova seleção!

icone calendario 12 Maio 2022

Atenção concurseiros! Um novo Concurso Ministério do Trabalho vem ganhando força nos últimos meses! Servidores estão em greve e cobram um novo edital para a seleção. Saiba detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova  . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Ministério do Trabalho: o que pedem os servidores em greve?

Portanto, assim como os servidores do INSS , trabalhadores do setor administrativo do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) estão em greve desde o dia 1° de abril deste ano e realizam diversos atos em Brasília.

Dentre as reivindicações da classe estão:

  • recomposição salarial de 19,99%. Os servidores não recebem reajuste há mais de 5 anos
  • melhores condições de trabalho
  • avaliação do plano de carreira

De acordo com o servidor e representante do comando nacional da greve do MTP, Mário, as atividades econômicas evoluem e os cargos não. Sendo assim, a área deveria ser tratada com mais valorização em virtude da complexidade e das atividades desenvolvidas.

Ainda de acordo com Mário, a carreira dentro do Ministério do Trabalho, deveria ser equiparados a do INSS, sendo: Analista do Trabalho e Previdência e Técnico do Trabalho e Previdência.

Sobre o desenvolvimento do plano de carreira, Mário cita ainda a Lei nº 12.778 de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre remuneração e reajuste de planos de cargos, carreiras e planos especiais de cargos do Poder Executivo federal.

Novo concurso é muito aguardado

Além disso, um novo concurso é urgente, visto que o último certame do MTP, foi realizado em 2014, ou seja, há mais de 8 anos.

Assim, o órgão aguarda uma nova seleção desde 2017, quando foi encaminhado um pedido, mas de lá pra cá, nenhuma autorização foi concedida.

Ademais, o servidor Mário cita a importância dos servidores administrativos do Ministério, em especial durante a pandemia do covid-19, em relação ao pagamento do auxílio emergencial.

Ademais, vale destacar que o MTP foi o responsável por criar a ferramenta, além de como orientar e articular o pagamento do benefício a população.

Além disso, o MTP é responsável por dar um suporte aos trabalhadores em relação ao seus benefícios, bem como ser a ponte entre empregado e empregador. Assim, dentre as funções do órgão estão:

  • Concessão do benefício do seguro-desemprego;
  • Registro profissional;
  • Abono salarial;
  • RAIS/CAGED;
  • carteira digital,
  • E-Social; entre outros

Live realizada

Ademais, na última segunda-feira (09/05), uma live foi realizada por representantes do comando nacional de greve do Ministério do Trabalho. Portanto, confira aqui !

Concurso Ministério do Trabalho: como foi a última seleção?

Sendo assim, o último certame do MTP, foi realizado em 2014, sob organização da banca Cebraspe/Cespe.

Foram ofertadas:

  • 415 vagas para o cargo de Agente Administrativo (nível médio)
  • 35 vagas para o cargo de Contador (nível superior)

As oportunidades foram para atuação em Brasília, para o cargo de Contador e para os Agentes Administrativos, atuação nos 26 estados federativos e também em Brasília.

O certame recebeu 116.482 inscrições.

Etapas de avaliação

Os candidatos foram avaliados em duas etapas, sendo prova objetiva e discursiva.

Na prova objetiva, de caráter elimintário e classificatório, foi composta de 120 questões de múltipla escolha, sendo:

  • Conhecimentos Básicos (50): Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Humanos, Administração Geral e Pública, Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos (70)

A prova discursiva, constou de uma redação de texto dissertativo, 20 pontos. A redação deveria ser desenvolvida de no mínimo 20 linhas e no máximo 30, acerca das matérias constantes dos objetos de avaliação específico de cada cargo.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Ministério do Trabalho: Novo certame é autorizado!
Acompanhe nossas

redes sociais