Concurso PC AM: Novo certame é necessário | Nova Concursos

Concurso PC AM: Novo certame é importante para aumentar efetivo!

icone calendario 08 jul 2021

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) reforçou que é necessário aumentar o número de policiais ativos por meio de concurso PC AM !

No primeiro semestre de 2021 o MPAM já havia comentado sobre a necessidade de policiais civis no Amazonas e deu um prazo de um ano para a realização de novas seleções.

Na última sexta-feira, 2 de julho, o MP reiterou a carência de novos policiais após realizar uma vistoria nas unidades da Polícia Civil do Amazonas. Essa vistoria também foi realizada na Polícia Militar do Estado.

Esse processo de inspeção foi iniciado no mês de junho e teve como objetivo identificar as deficiências e insuficiências, além de tentar entender melhor a estrutura da PC e da PM AM.

A promotora de Justiça, Christiane Dolzane Araújo, que responde pela 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, disse que

A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal, que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás”.

O grande período de tempo sem concursos e a recorrente falta de funcionários preocupa o MPAM. Por isso, a reiteração sobre novas seleções foi feita.

O concurso PC AM é esperado desde 2018!

Os concursos da Polícia Civil e Militar do Amazonas estão sendo esperados desde 2018.

Naquele ano, a Segurança Pública chegou a abrir vagas para 1.300 contratações, porém os editais não foram publicados por questões orçamentárias.

No caso da Polícia Civil, oito cargos seriam ofertados e 424 vagas seriam preenchidas, caso o edital tivesse sido oficialmente publicado.

Já no caso da PM, 681 vagas seriam preenchidas e para os Bombeiros AM, 228 vagas foram autorizadas.

Em 2020, o governador Wilson Lima, comentou sobre os concursos e afirmou que esperava os editais da área de Segurança Pública ainda para o primeiro semestre de 2021, o que não aconteceu.

Veja o pronunciamento de Lima na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no ano passado:

Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para PM e PC AM). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem (2021), ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado”.

O Amazonas passa por limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que tem dificultado a abertura de novos certames.

Saiba mais sobre o Concurso PC AM: Novo edital irá ofertar 424 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais