Pesquisar no blog

Concurso PC BA: Edital em janeiro é novamente confirmado por governador!

icone calendario 28 dez 2021

Atenção, concurseiros! Ainda sem uma banca organizadora confirmada, um concurso PC BA pode ser iniciado já em janeiro de 2022, de acordo com o governador Rui Costa.

Nós teremos um novo concurso para a Polícia Civil agora em janeiro. Estávamos proibidos de fazer até dezembro pela lei federal. Mas em janeiro já será possível e serão 1000 vagas para a Polícia Civil“, afirmou Rui Costa, o governador da Bahia .

Vale relembrar que Costa já havia anunciado o certame para janeiro em outras ocasiões e que este novo pronunciamento só confirma a abertura da seleção.

A corporação da Polícia Civil tem mil vagas autorizadas, desde meados de 2021, que serão distribuídas no edital da seguinte maneira:

  • 100 vagas para Delegados;
  • 100 vagas para Escrivães; e
  • 800 vagas para Agentes.

Concurso PC BA era esperado para 2021

Na época da autorização das mil vagas para a Polícia, a Delegada da PC da Bahia , por meio de suas redes sociais, informou que o concurso PC BA seria lançado ainda no segundo semestre de 2021.

No entanto, esse prazo provavelmente não será cumprido e a seleção ficará para o próximo ano. Vale ressaltar que a expectativa de que o concurso seria aberto ainda em 2021 se deu porque o edital está previsto na Lei Orçamentária deste ano, o que indicava uma certa firmeza no lançamento do documento de abertura.

O pronunciamento sobre a autorização do concurso em 2021 foi feito pelo próprio governador do Estado, Rui Costa, que disse:

Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil”, afirmou Costa.

Porém, como já mencionado, apesar da autorização para 2021, o certame deve ficar para 2022. Dessa forma, podemos aguardar o lançamento do edital no início do ano que vem.

Como foi o último certame da PC Bahia?

A última seleção da Polícia Civil da Bahia aconteceu em 2018 e ofertou, também, 1.000 vagas para os cargos de Escrivão, Investigador e Delegado.

Na época, a banca organizadora do edital foi a Vunesp e os candidatos foram avaliados pelas etapas de Prova Objetiva, Prova Discursiva, bem como Teste de Aptidão Física e Exame Psicotécnico.

Além disso, os candidatos também passaram por Exames Biomédicos, Avaliação de Títulos e Investigação Social e de Conduta Pessoal.

Todos os contratados estão trabalhando no regime de 40 horas semanais e recebem salários que giram em torno de R$ 3,9 mil e R$ 11,3 mil por mês.

Por fim, é importante ressaltar que todos os cargos ofertados exigiam formação superior e, especificamente o de Delegado, requisitava o diploma de bacharel em Direito.

Saiba mais sobre o Concurso PC BA: Segurança terá mais de 4 mil vagas, diz secretário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais