Concurso PC CE: Novo edital será anunciado em setembro, afirma governador!

Iago Almeida

icone calendario 24 ago 2023

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, voltou a confirmar que anunciará o novo concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará) em setembro. Veja detalhes e lembre que o edital já vem sendo cobrado!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do novo concurso PC CE?

Sendo assim, o governador do Ceará , Elmano de Freitas, voltou a confirmar que anunciará o novo concurso público para a Polícia Civil, em setembro.

Ele não deu datas e esta também não é a primeira vez que o governador afirma que vai anunciar a seleção. Até o momento, nenhum passo foi dado.

Segundo o governador, além do concurso, o novo Centro de Inteligência e o chamamento de mais policiais militares também saem em setembro.

“Com o novo Centro de Inteligência, que será inaugurado em setembro, esperamos ter um trabalho ainda mais integrado e eficiente. Na mesma ocasião, iremos anunciar o chamamento de mais policiais militares e um concurso para a Polícia Civil. Estamos empenhados em diminuir os índices de violência e trabalhar cada vez mais em soluções para a área”, disse.

No último dia 8 de agosto, entretanto, o governador afirmou que novos concursos para as forças de segurança estavam sendo planejados e em breve seriam anunciados.

“É o primeiro concurso que irei realizar. Vamos sentar com a equipe da Seplag para definir prazos. Mas eu quero fazer um concurso da polícia civil e também chamar àqueles que já estão aprovados no (último) concurso, destacou Elmano ainda em janeiro desde ano, quando a sondagem começou.

Assim, há expectativa também de editais para a Perícia Forense e o Corpo de Bombeiros. Mas, o edital da Polícia Civil é o mais adiantado.

Ainda não há informações sobre o número de vagas e quais cargos serão contemplados nos próximos concursos. Isso tudo deverá ser divulgado em breve!

Ministério Público já cobrou concurso PC CE

Em outubro de 2022, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado, pedindo um edital. Mas, até hoje, quase um ano depois, nada saiu!

Assim, a finalidade era de sanar problemas crônicos na estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviços em delegacias de Polícia Civil do Ceará .

Além disso, a ação esteve ajuizada pelos promotores de Justiça atuantes no Controle Externo da Atividade Policial, tendo como amicus curiae (terceira parte na ACP) a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol).

Veja todos os detalhes, clicando aqui!

Como foi o último concurso PC CE?

Posteriormente, o último concurso, realizado em 2021, ofertou 1.500 vagas, sendo 500 vagas imediatas e 1.000 destinadas a formação de um cadastro reserva.

Assim, foram oportunidades para os cargos de Inspetor e Escrivão. Os candidatos acabaram avaliados através de provas objetivas e discursivas e mais:

  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Exame toxicológico, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório; e
  • Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

Sendo assim, a prova objetiva esteve composta de 100 questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Informática: 10 questões
  • Noções de Direito Penal: 20 questões
  • Legislação Penal Extravagante: 10 questões
  • Noções de Direito Processual Penal: 15 questões
  • Noções de Direito Administrativo: 15 questões
  • Legislação Específica: 05 questões
  • Noções de Direito Constitucional: 15 questões

Por outro lado, a prova discursiva consistiu em 4 questões sobre tema constante do conteúdo programático de conhecimentos específicos. Ao todo, 100.413 pessoas se inscreveram.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil CE: Secretário confirma a realização do novo edital!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais