Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Contrato com banca assinado e editais em outubro!

icone calendario 10 set 2021

O concurso PC RJ está muito próximo de ser aberto! Isso porque o contrato com a banca FGV, que organizará o certame, foi finalmente assinado.

A FGV já havia sido escolhida como a banca organizadora do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro para seis cargos em agosto, mas a formalização do contrato só aconteceu na última quinta-feira, 9 de setembro.

O extrato do documento deve ser publicado no Diário Oficial entre os dias 10 e 14 de setembro e, então, o prazo de execução do concurso começará a correr.

Os cargos que terão a seleção organizada pela FGV serão de Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Inspetor, Investigador, Perito Criminal e Perito Legista.

O secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, afirmou que os editais do concurso PC RJ sairão, no máximo, até outubro deste ano.

Ainda de acordo com Turnowski, o edital para a seleção de Delegados será publicado no mês de setembro e os editais para os demais cargos serão publicados em outubro, seguindo o prazo de execução do certame.

Os prazos para o certame de Delegados já estão correndo, porque o contrato banca organizadora já foi assinado e publicado.

Cebraspe organizará concurso PC RJ Delegado!

O concurso PC RJ Delegados já teve a banca organizadora definida. O Cebraspe organizará a seleção e, dessa forma, já podemos predizer o estilo das avaliações.

O Cebraspe é um dos maiores organizadores de concursos do Brasil. As questões montadas por essa banca costumam ter formato de resposta “CERTO” ou “ERRADO” e apresentam um certo nível de dificuldade. Essa estrutura de questões pode ser alterada para respostas de múltipla escolha.

Uma grande característica dessa banca é que ela pode anular questões corretas a cada erro do candidato. Dessa forma, a organizadora evita chutes e, portanto, o concorrente deve marcar somente as respostas que tiver certeza.

Isto é, as questões que causarem dúvida, devem ficar em branco para não ocasionar em perda de pontos.

O Cebraspe chegou a ser contratado também para organizar o certame para as demais seis carreiras que serão ofertadas no outro edital, porém a Polícia Civil voltou atrás. Com isso, a FGV foi a contratada para estar à frente dos outros editais.

Concurso PCRJ: Panorama Geral

O novo edital da seleção da PC do Rio ofertará 350 vagas imediatas distribuídas da seguinte maneira:

  • Auxiliar de Necropsia, de nível fundamental (10 vagas);
  • Inspetor, de nível superior em qualquer área (100 vagas);
  • Investigador, de nível médio (200 vagas);
  • Perito Criminal, de nível superior em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica ou Química (5 vagas);
  • Perito Legista, de nível superior em Medicina (25 vagas);
  • Técnico em Necropsia, de nível médio (10 vagas).

A PC do Rio também tem um outro edital em andamento que oferta 50 oportunidades para Delegados.

Essas 400 vagas são somente as imediatas, mas é possível que mais vagas surjam no decorrer da validade do concurso.

A possibilidade de preencher mais vagas que o previsto no edital existe por conta do RRF (Regime de Recuperação Fiscal), que permite que a PC RJ só faça contratações para preencher cargos vagos e, segundo informações, aproximadamente 2 mil servidores da PC já podem se aposentar.

Isso gerará uma grande quantidade de vacâncias na corporação e esse edital poderá suprir essas faltas de funcionários.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais