Pesquisar no blog

Concurso PC RN: Adepol cobra início do curso de formação. Entenda!

icone calendario 25 mar 2022

Com o menor efetivo já registrado em 15 anos, o curso de formação para os aprovados no concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte) está sendo muito cobrado para início imediato. Atualmente, 301 aprovados aguardam o chamado!

ConfiraGuia Definitivo – Como Fazer uma Boa Revisão (GRÁTIS)

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PC RN: quando haverá convocação?

É o que mais aguardam os aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte . Entenda o porquê!

A corporação registra hoje o menor efetivo em 15 anos. Com isso, a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol RN) está cobrando o início do curso de formação.

Assim, a informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (24), quando a categoria afirmou que 301 aprovados aguardam o chamado.

Portanto, quando forem nomeados, poderão colaborar nos trabalhos investigativos de delegacias de todo o estado, o que vem sendo muito esperado.

“Havia uma previsão de início do curso de formação em maio, mas, até agora, não houve definição de local, convocação dos instrutores e divulgação de calendário. A formação e nomeação desses policiais é urgente, pois a polícia investigativa não pode continuar como está, com um policial fazendo o trabalho de cinco”, afirmou a delegada Tais Aires, presidente da Adepol RN.

Além disso, a Adepol disse ainda que hoje, o déficit de servidores é 75% e muitos ainda irão se aposentar. Além disso, afirmou que o número de aprovados é bem menor do que será preciso para preenchimento.

“O número de policiais que serão chamados agora não representa nem de longe a atual necessidade da força”, disse.

“De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1.385 policiais civis e, atualmente, conta com 1.279. Uma redução de 7,65%”, completou a categoria.

“A situação ainda deve piorar bastante, visto que, atualmente, 146 servidores já estão aptos para a aposentadoria”, conclui.

Convocação de mais aprovados foi defendida na Assembleia

Além disso, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte , no dia 14 de março, quando o assunto surgiu.

Na reunião foi discutido, por membros de sindicatos e aprovados no certame, sobre a convocação do governo.

Vale destacar que atualmente 2.217 aprovados estão classificados nas etapas já realizadas. 

Assim, o edital afirma que o limite para chamamento ao final de todas as etapas é de três vezes o número de vagas (903).

Entretanto, o quantitativo poderá ser extrapolado a qualquer momento, a “critério da Administração Pública”.

“Essa é uma luta constante do Sinpol pelo número correto do efetivo. Hoje temos apenas 1.290 policiais na ativa, desses muitos estão afastados por motivos de saúde, ou seja, se formos analisar, a situação é mais crítica do que imaginamos”, lamentou a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), Edilza Faustino.

Panorama Geral do Concurso

O concurso da PC do Rio Grande do Norte ofertou 301 vagas imediatas. O documento foi publicado no final de 2020.

Assim, as oportunidades distribuídas entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. Portanto, as vagas são dividas da seguinte maneira:

  • 47 vagas para Delegado
  • 230 para Agente
  • 24 para Escrivão.

Ademais, os salários podem ultrapassar os R$ 16 mil, a depender do cargo que for pretendido.

Além disso, a banca FGV registrou 61 mil inscritos no certame, mas 16 mil pessoas faltaram aos exames.

Posteriormente, além da da Prova Objetiva e Discursiva, os candidatos passarão pelas etapas:

  • Prova prática (apenas para o cargo de escrivão);
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório; e
  • Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PC RN: Novo cronograma é divulgado!
Acompanhe nossas

redes sociais