Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Vunesp é a banca do certame com 2.939 vagas!

icone calendario 19 out 2021

O concurso PC SP dá mais um passo importante rumo a publicação do edital. Agora, a seleção conta com banca organizadora definida.

Vale ressaltar que, com previsão de publicação dos editais ainda esse ano, as provas do concurso PC SP devem ser aplicadas entre janeiro e março de 2022.

Novidades no concurso PC SP

A banca escolhida para organizar o próximo concurso da Polícia Civil de São Paulo é a Vunesp. O despacho ratificando a dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial do último sábado, 16.

Serão ofertadas 2.939 vagas para Investigador, Escrivão, Delegado e Médico Legista. Nos últimos concursos da corporação, a Fundação Vunesp também foi a banca escolhida.

Confira a seguir o despacho que confirma a Vunesp como banca:

Sendo assim, a próxima etapa será a assinatura do contrato entre a Vunesp e a Polícia Civil de São Paulo. Em seguida, as partes poderão determinar o cronograma do concurso, com as datas de inscrição e provas. 

De acordo com o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Júlio Guebert, com os editais em breve a homologação do contratado com a banca organizadora deve ser assinado logo.

Vale ressaltar que tradicionalmente, a Polícia Civil divulga um edital por carreira autorizada.

Concurso PC SP conta com 2.939 vagas autorizadas!

Diretoria da Acadepol afirmou que o conteúdo do concurso PC SP pode ser atualizado para a próxima seleção prevista.

O concurso PC SP está autorizado desde 2019 e a expectativa do lançamento edital só aumenta. Nesta semana, por exemplo, Júlio Gustavo Vieira Guebert, o diretor da Acadepol, informou que o conteúdo programático da prova da próxima seleção poderá ser alterado. Confira a fala do diretor:

Devemos fazer algumas alterações no conteúdo programático, principalmente na parte de Informática. Quem está investigando tem que ter uma boa noção de Informática.”

O certame tem 2.939 vagas autorizadas, porém não tem continuidade há quase dois anos devido à pandemia de COVID-19.

Ainda de acordo com Guebert, os editais já estão prontos e a estrutura de avaliação será igual à de editais anteriores.

A Polícia Civil de São Paulo  tem interesse em terminar esse concurso o mais rápido possível por conta da defasagem de funcionário no quadro de efetivos da corporação. Para isso, a PC tem um estudo:

A [prova] preambular [será aplicada] de manhã e a dissertativa à tarde. Se conseguirmos isso, ganharemos uns quatro meses. O que pudermos fazer para adiantar o processo, vamos fazer”, se pronunciou Guebert.

Deficit de policiais na PC SP

No dia 30 de dezembro, a Polícia Civil de São Paulo nomeou 600 investigadores aprovados no concurso PC SP realizado em 2018. Entretanto, esse quantitativo supre apenas 4,15% do deficit total da corporação. Com isso, é essencial a realização do novo concurso PC SP.

Conforme os dados do mês de novembro, do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), existem 14.448 cargos vagos. Essa é a maior carência da história da corporação, segundo informado pelos sindicalistas.

A maior vacância é justamente na carreira de Investigador, com 3.867 cargos sem preenchimento. Em seguida, está Escrivão com 3.229 postos em aberto e Agente Policial com 1.072 cargos vagos.

“O Sindpesp parabeniza os nomeados, porém, não fecha os olhos para as dificuldades diárias enfrentadas com o desmonte da Polícia Civil, onde faltam recursos humanos, equipamentos, condições adequadas de trabalho e, principalmente, empenho do Governo do Estado para atender as demandas da Segurança Pública de São Paulo”, relatou o sindicato.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: Mais de 15 mil cargos vagos!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais