Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Comissão elabora edital e inicia processo para escolha da banca organizadora!

icone calendario 11 mar 2020

A comissão do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) já começa a elaborar os editais e inicia o processo de definição da banca organizadora.

Elaboração do edital e escolha da banca do concurso PC SP

A Polícia Civil de São Paulo, continua dando prosseguimento nos preparativos para o novo concurso PC SP com oferta de 2.939 vagas. As comissões, formadas no mês de fevereiro, já elaboram os editais para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Médico Legista.

A contratação da banca organizadora também está em andamento pela corporação. A empresa escolhida terá a responsabilidade por receber as inscrições e aplicar as etapas avaliativas do certame, como provas objetivas. No último concurso PC SP, a banca organizadora contratada foi a Fundação Vunesp.

As informações foram passadas pela Assessoria de Imprensa da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

“A Polícia Civil esclarece que as comissões estão formulando os editais. As bancas já foram escolhidas e está em andamento a contratação da empresa organizadora, de acordo com a Lei Estadual 10.882/2001″.

As comissões do certame são compostas por professores. Sendo assim, eles também podem integrar a banca examinadora das etapas. Ou seja, que elabora as questões de prova e as corrige quando necessário.

No mês de dezembro do ano passado, a SSP-SP já tinha adiantado que a escolha dos membros da comissão examinadora tinha sido iniciada. Assim como todos os projetos dos editais, a expectativa é que a corporação divulgue um edital para cada cargo autorizado na seleção.

O desejo do governo é publicar os editais ainda em 2020, tendo em vista que o provimento dos candidatos aprovados também está programado para este ano. Das 2.939 vagas autorizadas pelo governo, 250 vagas são de Delegado, 1.600 vagas de Escrivão, 900 vagas de Investigador e 189 vagas de Médico Legista. Todas as carreiras tem exigência do nível superior.

Solicitação de aposentadorias na PC SP

Nos dois primeiros meses de 2020, foram registrados na Polícia Civil de São Paulo mais de 800 pedidos de aposentadoria. O déficit, deve ser resposto por candidatos aprovados no concurso PC SP em validade. No mês de janeiro, foram no mínimo 836 solicitações protocoladas.

Os dados são do Sindpesp (Sindicato dos Delegados da Polícia do Estado de São Paulo). No dia 06 de março, o governador de São Paulo, João Dória, sancionou a Reforma da Previdência do Estado, que altera as regras para que os profissionais se aposentem.

A idade mínima para aposentadoria voluntária será de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens, já o tempo mínimo de contribuição foi reduzido de 35 anos para 25 anos de recolhimento.

No caso dos policiais militares, o governo irá seguir a decisão do Congresso sobre o Projeto de Lei Complementar 1645/2019, que está em tramitação e trata das regras de inatividade de militares.

Haverá regras de transição para servidores que já ingressaram no funcionalismo estatual. Aqueles que cumpriram os requisitos para se aposentar, não serão atingidos pela mudança e os servidores já aposentados somente terão mudança na alíquota.

Ao todo, a Polícia Civil de São Paulo registra um déficit de 13.050 cargos. A carreira de Investigador é a que apresenta a maior vacância, com 3.621 postos sem preenchimento. Em segunda, estão os cargos de Escrivão e Delegado, com 2.878 e 732 cargos em aberto, respectivamente.

Os três cargos, junto com Médico Legista, serão contemplados no novo concurso PC SP. O governador do Estado, concedeu aval para oferta de 2.939 vagas para essas funções de nível superior. Os editais estão previstos para serem divulgados este ano.

» Prepare-se para o concurso PC SP + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: Mais de 15 mil cargos vagos!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais