Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Com carência de 14 mil policiais, novo edital é urgente!

icone calendario 19 fev 2021

Com um deficit chegando a 14.000 policiais, aumenta a necessidade da realização do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) para a convocação de novos servidores para o quadro da corporação.

Deficit de policiais na PC SP

No dia 30 de dezembro, a Polícia Civil de São Paulo nomeou 600 investigadores aprovados no concurso PC SP realizado em 2018. Entretanto, esse quantitativo supre apenas 4,15% do deficit total da corporação. Com isso, é essencial a realização do novo concurso PC SP.

Conforme os dados do mês de novembro, do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), existem 14.448 cargos vagos. Essa é a maior carência da história da corporação, segundo informado pelos sindicalistas.

A maior vacância é justamente na carreira de Investigador, com 3.867 cargos sem preenchimento. Em seguida, está Escrivão com 3.229 postos em aberto e Agente Policial com 1.072 cargos vagos.

“O Sindpesp parabeniza os nomeados, porém, não fecha os olhos para as dificuldades diárias enfrentadas com o desmonte da Polícia Civil, onde faltam recursos humanos, equipamentos, condições adequadas de trabalho e, principalmente, empenho do Governo do Estado para atender as demandas da Segurança Pública de São Paulo”, relatou o sindicato.

Os candidatos aprovados no concurso PC SP 2018 aguardavam pelas nomeações há, pelo menos, 01 (um) ano. “Essa demora ocorreu pelo uso político da Segurança Pública, enquanto o déficit da Polícia Civil paulista aumenta diariamente”, salientou o Sindpesp.

Além dos Investigadores, o governo de São Paulo também anunciou a convocação de 32 Delegados, 54 Agentes de Telecomunicação, 30 Papiloscopistas, 86 Auxiliares de Papiloscopista e 83 Agentes Policiais. Os certames para essas carreiras foram abertos no ano de 2018.

Após a nomeação, esses candidatos também irão tomar posse e, em seguida, iniciarão o curso de formação na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (ACADEPOL). As aulas têm duração média de 06 (seis) meses.

Confira o que estudar no concurso PC SP

Para o cargo de Investigador, o último concurso PC SP, a prova objetiva englobou 100 questões, sendo 30 questões de Língua Portuguesa, 30 questões de Noções de Direito, 10 questões de Noções de Criminologia, 10 questões de Noções de Lógica, 10 questões de Noções de Informática e 10 questões de Atualidades.

Para a função de Escrivão de Polícia, a prova do último certame contou com 36 questões de Língua Portuguesa, 30 questões de Noções de Direito, 16 questões de Noções de Informática e 18 questões de Noções de Criminologia, Lógica e Atualidades.

Para a carreira de Delegado, o último certame da Polícia Civil de São Paulo teve prova com 14 questões de Direito Penal, 14 questões de Direito Processual Penal, 14 questões de Legislação Especial, 14 questões de Direito Constitucional, 14 questões de Direitos Humanos, 14 questões de Direito Administrativo e 16 questões de Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática.

Já para Médico Legista, o último concurso PC SP teve seu edital publicado em 2013 e também teve como banca organizadora a Fundação Vunesp. A prova objetiva foi composta por 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Noções de Direto, 10 questões de Criminologia, 05 questões de Lógica, 05 questões de Informática e 60 questões de Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: Mais de 15 mil cargos vagos!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais